Autoridades de países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Índia emitiram alertas aconselhando seus habitantes a evitarem viajar para Israel, Irã, territórios palestinos ou, caso possível, o Oriente Médio em geral. As decisões foram respostas à crescente tensão entre Irã e Israel.
O Irã ameaçou retaliação após um ataque israelense ao consulado iraniano na capital da Síria, Damasco, que matou sete agentes militares, incluindo o comandante das Forças Quds, Mohammad Reza Zahedi.
O Ministério de Relações Internacionais da França publicou, em suas redes sociais, três medidas ante a escalada: pedido aos franceses para não viajarem para Irã, Líbano, Israel ou territórios palestinos no próximos dias; a volta da equipe diplomática francesa em Teerã; e a suspensão da agenda e operações oficiais francesas no local.
#TravelAdvice |🔴 In view of the risks of a military escalation in the #MiddleEast, Foreign Minister @steph_sejourne endorsed the following measures in a crisis meeting ⤵️ pic.twitter.com/0F6KjXI8mE
— France Diplomacy 🇫🇷🇪🇺 (@francediplo_EN) April 12, 2024
Da mesma maneira, o Departamento Internacional e de Bem-estar do Reino Unido pediu para que os britânicos não visitem a região, vista a “possibilidade de um ataque iraniano no território israelense”.
O Ministério de Relações Exteriores de Nova Déli, na Índia, aconselhou que os indianos que se encontram nos dois países tenham “extrema precaução sobre sua segurança e restringir ao máximo deslocamento”. O órgão também pediu que seus habitantes não viajem à região.
“Na atual tensão, especialmente entre Israel e Irã, há um risco de uma escalada súbita“, declarou o departamento de Relações Internacionais da Alemanha. Em um tom mais sério, o governo afirmou que há o “risco concreto” de alemães “serem capturados e interrogados deliberadamente, com a chance de longas sentenças prisionais“.
.@ABaerbock spoke on the phone with the Iranian Foreign Minister about the tense situation in the Middle East today. Avoiding further regional escalation must be in everyone’s interest. We urge all actors in the region to act responsibly and exercise maximum restraint.
— GermanForeignOffice (@GermanyDiplo) April 11, 2024
A empresa aérea alemã Lufthansa comunicou o cancelamento de todos os voos com destino e partida em Teerã até a próxima quinta-feira (18), assim como a proibição de sobrevoo sobre o território.