Um cachorro da raça yorkshire foi abandonado à própria sorte em Tullahoma, cidade de menos de 20 mil habitantes localizada no estado do Tennessee (sudeste dos Estados Unidos). Um morador, ao passar ao lado de uma lata de lixo instalada em uma pequena estrada vicinal, ouviu um choro baixinho, quase inaudível.
O cachorro estava preso em uma sacola de plástico. O herói do dia vasculhou a caçamba de descarte até encontrar o animal, que estava quase irreconhecível; na verdade, não se poderia dizer, à primeira vista, se era um cachorro, um gato ou até mesmo uma ratazana, segundo o morador.
Depois de superada a surpresa inicial, o morador de Tullahoma acionou rapidamente as autoridades da cidade. O pequeno cachorro foi encontrado com vida, mas em péssimas condições de saúde e também de higiene, com os sinais vitais muito fracos. O saco plástico estava bem amarrado: quem descartou o animalzinho quis ter a certeza de que ele não sobreviveria por muito tempo.
Um final feliz para o pequeno cachorro
De acordo com emissoras de TV da região, o cão foi encontrado com hipotermia e hipóxia, que configura falta de oxigênio no sangue. A respiração estava tão fraca que, em um primeiro momento, os agentes acreditaram que o animal estava morto.
O cachorrinho foi encaminhado para o Tullahoma Animal Shelter, um abrigo que se esforça para encontrar tutores de animais perdidos e, principalmente, para realocar cães e gatos negligenciados em novos lares adotivos. Mais tarde, o yorkie passou a ser chamado de Oscar.
Oscar precisou receber suporte de oxigênio para recuperar os sentidos. O yorkie, ainda um filhote, foi encontrado desnutrido e infestado por pulgas. Depois de efetuados os primeiros socorros, ele foi encaminhado para a clínica veterinária All Creatures, especializada em tratamentos para animais de estimação.
A história de Oscar repercutiu na imprensa e nas redes sociais. Dezenas de internautas entraram em contato com o abrigo, disponibilizando-se para receber o peludinho em casa. Contudo, pelo menos por enquanto, o yorkie não pode ser adotado. Só depois de recuperar sua saúde, Oscar poderá ser encaminhado para uma família definitiva.
Couple Rescued All the Unwanted Senior Dogs from The Animal Shelters.This Man is Wαitinց fσr уσur Iike!🙏👍 pic.twitter.com/PChwjOiM6A
— Happy Dog (@thehappydog_) April 6, 2024