O mês de maio é popularmente conhecido como o Mês das Noivas. Essa é uma classificação antiga, que tem origens distintas e a associação dos casamentos ao mês pode ser explicado de diversas formas. Veja abaixo algumas das justificativas:
1. Primeiro banho do ano
Durante a Idade Média, as pessoas no hemisfério norte tinham a tendência a não tomar banhos durante o período do inverno. Devido às baixas temperaturas e poucas tecnologia de aquecimento, o primeiro banho do ano era tomado quando os meses mais quentes do ano se aproximavam.
Maio é o primeiro destes meses e por isso, se tornou o período das festividades. Após o pedido de casamento, os noivos marcavam a celebração para maio, quando já estariam limpos.
2. A primavera
Uma outra teoria, também associada ao clima, é de que a tradição dos casórios serem realizado em maio tem a ver com o início da primavera. No hemisfério norte, este é o mês que inicia as estações mais quentes do ano e, por isso, tende a ser mais escolhido por proporcionar um ambiente mais agradável para festa.
Além disso, por ser primavera, encontrar as flores seria mais fácil e mais barato para o casal.
13 years ago today!
📸 Millie Pilkington pic.twitter.com/lzK6GRT7Ak
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) April 29, 2024
3. Mês de menos chuvas
Entre as noivas que desejam realizar uma cerimônia ao ar livre, maio se tornou muito popular pela menor incidência de chuvas no Brasil. Por estar no outono, o país tende a experimentar um clima mais seco e, por isso, as chances do casório ser arruinado por condições naturais seria menor.
4. Catolicismo
Além das chuvas, outro motivo popular no Brasil para realização de casamentos em maio é de origem católica. Maio é o mês da consagração de Maria, a mãe de Jesus, e por isso as noivas que desejam se casar na igreja tendem a preferir este mês.
Afinal, maio é o mês preferido das noivas?
Por mais que maio seja conhecido como o Mês das Noivas, ele não é o mês mais selecionado para as festividades. No Brasil, as datas mais procuradas são no final do ano, meses das estações mais quentes.
“Os meses mais procurados são setembro, outubro e novembro, onde entramos na primavera seguindo para o verão, talvez essa seja a explicação mais assertiva, apesar de vivermos num país tropical”, afirmou Penha Maria, estilista e fundadora da Pó de Arroz Noivas, em entrevista à CNN.
Dezembro também se tornou amplamente solicitado pelos noivos, não só pelos fatores climáticos, mas também pelo recebimento do 13° salário. Com o dinheiro a mais que o casal recebe, fica mais fácil realizar a festa dos sonhos.
Nos Estados Unidos, em comparação, o mês mais selecionado é fevereiro. Este é o período em que se celebra o Dia dos Namorados estadunidense, o Valentine’s Day.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini