A Rua Henrique Bertoluci, no bairro Piratini, em Gramado, no Rio Grande do Sul (RS), desmoronou no final de semana após a chuva que atingiu a cidade. Moradores precisaram sair de casa devido ao risco à segurança deles. Segundo a prefeitura, o asfalto cedeu devido a uma infiltração.
📌RIO GRANDE DO SUL: Chuva provoca desmoronamento de rua em Gramado. Bairros são evacuados pic.twitter.com/3NO2c2REVC
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 13, 2024
Sete pessoas já morreram em Gramado
O Rio Grande do Sul tem enfrentado temporais há mais de uma semana. Só em Gramado, sete pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra.
A Defesa Civil informou que seis bairros e cinco localidades no interior já foram esvaziadas. São eles: Piratini, Três Pinheiros, Centro, Bavária, Planalto, Várzea Grande, linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo. No total, são 142 áreas nesses locais.
O poder público destaca que os principais problemas são as infiltrações em imóveis e deslizamentos de terra. Há relatos de casas que desmoronaram.
Além disso, a última atualização divulgada pela Defesa Civil neste domingo indicou que 143 pessoas já morreram no RS por conta da catástrofe climática e outras 131 seguem desaparecidas.
O balanço também mostra que são mais de 2,1 milhões de gaúchos afetados pelos temporais, em 446 cidades. Cerca de 538 mil estão desalojados e 81,2 mil foram levados a abrigos. O Corpo de Bombeiros informou que já foram feitos resgates de mais de 76 mil moradores e 10 mil animais.