A recente revelação alimentou o debate sobre a capacidade da Rússia e dos seus aliados de cumprirem os compromissos internacionais de salvaguarda da Antártica. Há três dias, um navio de investigação russo informou ao governo que tinha encontrado 511 mil milhões de barris de petróleo, segundo o jornal britânico The Telegraph.
O navio Alexander Karpinsky, operado pela Rosgeo, agência russa dedicada a encontrar reservas minerais para exploração comercial, realizava estudos na área há alguns anos. Esta empresa foi fundada em 2011 e reúne 63 empresas do setor que identificaram mais de 1.000 depósitos significativos de gás, ouro e outros recursos.
Em que região da Antártica o petróleo foi encontrado?
O petróleo está localizado no Território Antártico Britânico (BAT). Este é o maior e mais meridional dos 14 territórios ultramarinos do Reino Unido. Ao mesmo tempo, é um dos mais hostis porque 99% está coberto de gelo. Porém, nem sempre foi assim. No passado pré-histórico, o local experimentou climas mais quentes. Desta forma, sua vegetação foi o que permitiu a formação de depósitos de combustíveis fósseis.
🇷🇺🇧🇾 Rússia e Belarus têm interesses comuns na Antártica, diz Putin
Os presidentes da Rússia e Belarus, Vladimir Putin e Aleksandr Lukashenko, realizaram uma coletiva de imprensa conjunta em que falaram de um novo polo de cooperação bilateral, a exploração da Antártica. pic.twitter.com/dugdEWBF2N
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 28, 2024
É relevante observar que a maior parte do Território Antártico Britânico está a ser reivindicada pela Argentina e pelo Chile. Além disso, a reivindicação do país à soberania sobre as Ilhas Malvinas na ONU ainda está pendente.
* Leia a reportagem completa em Perfil.com