Ataque a prédio na Rússia deixa sete mortos; governo culpa a Ucrânia

O Ministério da Defesa do país classificou a ação como “um ataque terrorista em áreas residenciais”.

Uma sequência de mísseis atingiu um prédio residencial na região de Belgorod, na Rússia, e matou sete pessoas, deixando mais 17 feridos.
Edifício fica perto da cidade de Kharviv, alvo recente da Rússia – Créditos: X/Reprodução

Uma sequência de mísseis atingiu um prédio residencial na região de Belgorod, na Rússia, e matou sete pessoas, deixando mais 17 feridos. Segundo autoridades russas, os projéteis são da era soviética e foram lançados pela Ucrânia. Kiev ainda não se pronunciou sobre uma possível autoria do ataque.

Publicidade

O Ministério da Defesa da Rússia classificou a ação como “um ataque terrorista em áreas residenciais”. A região de Belgorod faz fronteira com a cidade de Kharkiv, que foi alvo de uma invasão russa na última sexta-feira (10).

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que a ofensiva confirma a criminalidade ucraniana em relação ao conflito, assim como a de seus apoiadores. O Comitê Investigativo da Rússia também pronunciou-se e afirmou a instauração de uma investigação criminal sobre o caso.

Ofensiva da Rússia em Kharviv

Nos últimos dias, as forças russas vem invadindo e tomando mais controle da região da cidade de Kharviv. O exército do país afirmou que já expulsou os agentes ucranianos de quatro vilarejos.

O chefe militar da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, afirmou que as forças do país estavam enfrentando uma situação difícil na região de Kharviv, mas que estão tomando todas as medidas para segurar a posição. “Unidades das Forças de Defesa estão lutando as batalhas defensivas bravamente. As tentativas de avanço dos invasores russos foram interrompidas”, declarou.

Publicidade

Zelensky é incluído na lista de pessoas procuradas

No último sábado (4), a agência estatal russa Tass relatou que a Rússia iniciou um processo criminal contra o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o incluiu em uma lista de pessoas procuradas.
O Ministério do Interior confirmou que o presidente ucraniano está sendo procurado com base em um artigo do código penal, mas não especificou as acusações.
Vale ressaltar que a Rússia tem uma longa lista de pessoas procuradas, a qual abrange diversos políticos da Ucrânia e da Europa.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.