agenda em roma

No Vaticano, Nunes explica ações voltadas ao meio ambiente em SP

Prefeito de São Paulo participa, ao lado de outras lideranças mundiais, de evento que trata dos desafios de governar na Era das Mudanças Climáticas

nunes
Ricardo Nunes fala sobre ações em prol do Meio Ambiente em São Paulo durante evento no Vaticano – Créditos: Divulgação

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participou nesta quarta-feira (15) da Conferência da Crise Climática à Resiliência Climática no Vaticano. Durante seu discurso, enalteceu o fato de a capital paulista ser uma das poucas no mundo a contar com uma Secretaria Municipal voltada ao tema.

Publicidade

Sob o tema “Governando na Era das Mudanças Climáticas”, o evento reuniu dezenas de lideranças globais, incluindo governantes de Atenas, Boston, Milão, Roma e Londres. O convite para Nunes participar da iniciativa partiu da Pontifícia Academia de Ciências e da Pontifícia Academia de Ciências Sociais. O prefeito chegou à Itália para cumprir agenda na terça-feira (14) e segue até esta quinta-feira (16).

Nunes compareceu à Conferência acompanhado de Enrico Misasi, secretário municipal de Relações Institucionais e presidente do Diretório Municipal do MDB de São Paulo; do secretário municipal de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini; e de Vitor Sampaio, chefe de Gabinete.

Publicidade

Discurso no Vaticano

Em seu pronunciamento oficial, Nunes compartilhou o trabalho que São Paulo vem realizando na preservação ao Meio Ambiente. Além disso, fez menção ao Rio Grande do Sul, que, há duas semanas, sofre com enchentes severas. O estado está com mais de 400 cidades embaixo d’água, contabiliza mortos, desabrigados, desalojados e desaparecidos.

“O Sul do meu País passa por um momento muito difícil, atualmente. E isso tem a ver com as questões que estamos debatendo, aqui, nesta semana. Por entender que é preciso que os governos tenham um olhar diferenciado para este tema, São Paulo é uma das poucas cidades do mundo que tem uma Secretaria de Mudanças Climáticas”, disse.

Durante sua fala, o emedebista também comemorou que, há quatro anos, São Paulo pretendia ter 50% do seu território coberto com vegetação. Hoje, a quinta maior metrópole do planeta registra um índice de 54%. O prefeito de São Paulo ainda falou da importância de a cidade contar com um Plano Municipal do Clima:

Publicidade

“O PlanClima SP concede à municipalidade toda uma orientação e diretrizes daquilo que devemos fazer, com responsabilidade e de forma articulada, no que tange o Meio Ambiente e o Clima, incluindo a preservação de espaços já existentes, assim como a abertura de novos. Chegamos, agora, à marca de 114 parques. De 2021 para cá, inaugurei cinco. E, neste ano, entrego mais cinco”, adiantou.

De acordo com Nunes, a preservação da floresta também é assunto prioritário para a Prefeitura de São Paulo porque a cidade está na área de Mata Atlântica.

“Temos, hoje, 15% de mata preservada, que são os parques municipais, os equipamentos estaduais e as áreas indígenas. Assinei um decreto, recentemente, para desapropriar 11% do território da cidade, o que representa 165 quilômetros quadrados – maior do que Paris. Assim, passaremos para 26% de território preservado”.

Publicidade

Nunes visitará o Papa Francisco

O prefeito de São Paulo vai se reunir nesta quinta-feira com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) – agência que lidera esforços internacionais na erradicação da fome no mundo.

Por fim, a agenda também prevê participação numa missa na Basílica de São Pedro, em memória ao ex-prefeito Bruno Covas (falecido em maio de 2021, de quem Nunes foi vice-prefeito) e audiência com o Papa Francisco.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.