controverso

Quem é Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia baleado em atentado?

Frequentemente, ele é rotulado como populista de esquerda, mas também já foi comparado a líderes políticos de direita, como Viktor Orbán, da Hungria

O vice-premiê da Eslováquia atualizou o estado de saúde do primeiro-ministro Robert Fico, vítima de uma tentativa de assassinato
Robert Fico – Crédito: Getty Images

Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, foi alvo de um atentado nesta quarta-feira (15), em Handlová. No momento, ele está hospitalizado em estado crítico. Fico tem um papel proeminente na política eslovaca desde a independência do país em 1993. Dessa forma, o atentado provocou comoção nacional e pode agravar as divisões políticas no país.

Publicidade

O mandato atual de Robert Fico está envolto em controvérsias. Essa é a terceira vez de Fico como chefe de governo na Eslováquia, um país que é membro tanto da União Europeia quanto da Otan. Antes disso, Fico ocupou esse cargo entre 2006 e 2010, e novamente entre 2012 e 2018.

O atual primeiro-ministro é considerado pró-trabalhista em questões domésticas, dando mais poder aos sindicatos. Ao mesmo tempo, Fico adota posições conservadoras em outros assuntos, se opondo, por exemplo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ainda, ele já deu declarações contra a imigração de muçulmanos no país.

Já durante a pandemia, quando estava na oposição, o atual primeiro-ministro adotou uma postura conspiratória em relação à Covid-19. Robert Fico chegou a disseminar desinformação sobre as vacinas, comparando-as com armas biológicas. Além disso, ele criticou as medidas de controle da doença.

Publicidade

A trajetória política de Robert Fico

Ele nasceu em 1964 na antiga Tchecoslováquia e ingressou no Partido Comunista. Chegou a exercer cargos como deputado e advogado. Depois da queda do Muro de Berlim, Fico representou a Eslováquia nas décadas de 1990 no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e na Comissão Europeia dos Direitos Humanos. Já em 1999, ele se tornou presidente do partido Smer (Direção Social-Democracia), do qual é uma figura central desde então.

Frequentemente, Fico é rotulado como populista de esquerda, mas também já foi comparado a líderes políticos de direita, como Viktor Orbán, da Hungria.

Nas eleições de 2023, Fico recebeu o maior número de votos. Em suma, sua plataforma de eleição se posicionou a favor de Putin e em oposição ao auxílio da UE e da Otan à Ucrânia na guerra com a Rússia. Em janeiro, por exemplo, ele interrompeu a assistência militar à Ucrânia. Desde então, milhares têm protestado em várias ocasiões por toda a Eslováquia contra as políticas pró-Rússia.

Publicidade

Por fim, vale destacar que Robert Fico já foi alvo de acusações criminais por abuso de poder e formação de grupo criminoso. No entanto, o procurador-geral do país optou por retirar as acusações posteriormente.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.