O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, faleceu aos 63 anos em uma queda de helicóptero que voava entre a fronteira do país e o Azerbaijão. O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou a informação nesta segunda-feira (20). O comunicado também anunciou a presidência provisória de Mohammad Mokhber.
Raisi era presidente da República Islâmica do Irã desde 2021, quando venceu as eleições já no primeiro turno. Pela legislação nacional, ele era o segundo homem mais importante na hierarquia do país – ficava atrás apenas do líder supremo, que chefia o Estado. Atualmente, o cargo é ocupado há 35 anos pelo clérigo Khamenei , de 85 anos. Ele estará envolvido no processo de escolha de um novo candidato, daqui a aproximadamente 50 dias. Porém, até então, a liderança do governo ficará sob responsabilidade primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber.
Quem é Mohammad Mokhber?
Indicado por Raisi como primeiro-ministro em 2021, é considerado um político conservador. Mokhber é formado em direito internacional e foi diretor da Execução da Ordem do Imam Khomeini (EIKO, na sigla em inglês), uma organização sob o dirigida pelo líder supremo iraniano.
Sua participação no órgão provocou sanções por parte dos Estados Unidos. Mais especificamente, na lista da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros. Os governo norte-americano argumentou que a organização viola sistematicamente os direitos de dissidentes políticos, minorias religiosas e iranianos exilados por meio da apropriação de propriedades.
De acordo com o site oficial do Irã, o político teve um papel importante na produção da primeira vacina do país contra o coronavírus e na criação da Fundação Barakat, instituição de caridade voltada para projetos de desenvolvimento em áreas rurais.
Não é de agora que o conservador lida com assuntos financeiros. Previamente, foi diretor de um banco iraniano por quase dez anos, e, em seguida, migrou para a EIKO. Ele também já havia sido vice-governador temporário da província de Khuzistão. Além disso, já havia trabalhado com conglomerados ligados ao líder supremo do país. Suas habilidades políticas e econômicas, portanto, o aproximaram do posto ao lado de Raisi.
Enquanto primeiro vice-presidente, Mokhber fez parte do Conselho Supremo de Segurança Nacional e tratava das finanças do governo. Ele assumiu a função de porta-voz do Irã quanto ao seu posicionamento sobre o conflito entre Israel e Hamas na faixa de Gaza.