O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20).
Raisi era presidente da República Islâmica do Irã desde 2021, quando venceu as eleições já no primeiro turno.
Trajetória profissional do presidente iraniano
Raisi, um ultraconservador, foi eleito em 18 de junho de 2021, no primeiro turno. As votações foram marcadas por uma abstenção recorde em eleições presidenciais e com a ausência de um opositor forte.
Nascido em novembro de 1960, ele natural da cidade sagrada xiita de Mashhad, a segunda maior do país, localizada no nordeste iraniano.
Raisi fez carreira no Judiciário nos cargos de: procurador-geral entre 2014 e 2016, vice-chefe de Justiça de 2004 a 2014 e promotor e procurador adjunto de Teerã, a capital, nas décadas de 1980 e 1990.
O iraniano sucedeu o moderado Hasan Rohani. A principal conquista de Rohani em seus dois mandatos se deu no acordo nuclear de 2015, pactado entre o Irã e seis potências ocidentais.
Rouhani ganhou de Raisi nas eleições presidenciais de 2017 e, após dois mandatos consecutivos, não pôde concorrer novamente.
Raisi era a 2ª pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do Irã e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor.
Queda do helicóptero
Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que trazia Raisi e outras autoridades do Azerbaijão.
A queda ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã.
Além de Raisi, a queda matou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian. A aeronave transportava, ainda, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental; e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso.
Martyr Ayatollah Seyyed Ebrahim Raisi over timehttps://t.co/v0pN3ImEMw pic.twitter.com/QEM9HdkrG4
— IRNA News Agency (@IrnaEnglish) May 20, 2024