Na noite de quinta-feira (23), na Cidade do Samba, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) realizou o sorteio que definiu a ordem do desfile das escolas do Grupo Especial para o próximo carnaval. Uma novidade marcará a festividade em 2025, pois o desfile será estendido ao longo de três dias. Esta decisão, anunciada pela Liesa no início do mês, distribuirá quatro escolas desfilando em cada dia.
No domingo de carnaval (2), a ordem de apresentação será a seguinte: Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Viradouro e Estação Primeira de Mangueira, que encerrará as festividades do primeiro dia.
Já na segunda-feira (3), segundo dia de desfile, as escolas se apresentarão na seguinte sequência: Unidos da Tijuca, Beija Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Vila Isabel.
Para o último dia, terça-feira (4), estão programadas as seguintes apresentações: Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.
O evento do sorteio teve início às 19h e contou com a participação do público, que pôde desfrutar da apresentação dos intérpretes das principais agremiações. Até as 21h, a entrada foi gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, destinado às vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul. Após esse horário, os ingressos foram vendidos ao preço de R$ 40. A campanha arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos para auxiliar as vítimas das enchentes na região sul do país. Os mestres de cerimônia do evento foram o carnavalesco Milton Cunha e a apresentadora Regina Casé.
Vale ressaltar que três escolas do Grupo Especial já conheciam previamente o dia e a posição em que desfilariam no carnaval de 2025: a Unidos de Padre Miguel, campeã do Grupo de Acesso deste ano, desfilará no domingo (2 de março); a Unidos da Tijuca abrirá o desfile na segunda-feira (3); e a Mocidade Independente de Padre Miguel será a primeira a se apresentar na terça-feira (4). Essas duas últimas escolas foram as que obtiveram as notas mais baixas no carnaval deste ano.