Neil Druckmann, chefe da Naughty Dog, afirmou que a Inteligência Artificial (IA) revolucionará o desenvolvimento de videogames, mas ressaltou as questões éticas envolvidas. Em uma entrevista publicada pela Sony sobre a ‘Creative Entertainment Vision’, Druckmann destacou que a IA permitirá a criação de diálogos e personagens mais complexos, expandindo as possibilidades criativas, mas enfatizou a importância de usar essas ferramentas de forma precisa.
Seus comentários geraram debate na comunidade de videogames, preocupada com a substituição de funções humanas pela IA, embora executivos afirmem que isso reduzirá custos e mudará a maneira como os jogos são feitos.
“A IA vai realmente revolucionar a forma como o conteúdo é criado, embora traga à tona algumas questões éticas que precisamos resolver. Com tecnologias como a IA e a capacidade de capturar movimentos diretamente de casa, estamos reduzindo custos e obstáculos técnicos, abrindo a porta para assumirmos projetos mais aventureiros e ampliarmos os limites da narrativa em jogos. Esta evolução está realmente capacitando os criadores a dar vida às suas visões sem os obstáculos tradicionais”, comentou Druckmann.
Asad Qizilbash, chefe da PlayStation Productions, também falou sobre a IA, afirmando que ela é crucial para personalização em jogos, algo que as gerações Z e Alpha demandam. Ele mencionou que NPCs (personagens não jogáveis) poderiam interagir de forma mais pessoal com base nas ações dos jogadores, atendendo às expectativas desses públicos que cresceram em um mundo digital.
Talvez a Inteligência Artificial acelere a produção dos jogos triple AAA mas á que custo? Será que isso não pode acabar fazendo esses jogos ficarem mais sem criatividade ?
— Danilo Luiz de Castro Luiz de Castro (@danilo_lui67139) May 20, 2024
Os processos de desenvolvimento com IA
Andrew Wilson, chefe da EA, disse que mais de 50% dos processos de desenvolvimento da empresa serão positivamente impactados pela IA generativa, tornando o desenvolvimento mais eficiente. Ele deu o exemplo dos estádios do EA Sports FC, que agora podem ser construídos em seis semanas em vez de seis meses.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini