Com a previsão de frio intenso nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo retoma na segunda-feira (27) a Operação Baixas Temperaturas (OBT), acionada sempre que os termômetros ou a sensação térmica atingem 13°C ou menos.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a chegada de uma frente fria provocará chuvas generalizadas, rajadas de vento e acentuado declínio das temperaturas.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), dez tendas serão montadas em pontos estratégicos das cinco regiões da cidade para atendimento e acolhimento da população em situação de rua ou vulnerabilidade.
Funcionamento
As tendas funcionarão das 18h à 0h, oferecendo alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Além disso, serão distribuídos cobertores e feitos encaminhamentos para serviços de acolhimento da rede socioassistencial.
As tendas contarão também com profissionais da saúde para atualização vacinal dos atendidos, se necessário.
Quando as pessoas em situação de rua aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, respeitando sempre o perfil dos acolhidos (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos serviços, os atendidos têm espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.
“Esse período de frio intenso exige mobilização e um trabalho vigoroso para o acolhimento das pessoas em situação de rua. A OBT é uma das operações mais importantes na preservação de vidas, e nós estamos preparados para oferecer e encaminhar todos os que quiserem e precisarem dos serviços de acolhimento da nossa rede socioassistencial”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos.
Mais vagas
Durante a vigência da OBT, haverá aumento de vagas em serviços da rede socioassistencial já existentes e criação de novos serviços para acolhimento emergencial. Até o momento, já estão disponibilizadas 1.200 vagas emergenciais e de acolhimento.
As abordagens às pessoas em situação de rua são feitas pelas equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) diariamente, inclusive com busca ativa durante as madrugadas, ofertando acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial.
O quadro atual de 590 profissionais terá acréscimo de 191 colaboradores. No período da noite, a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) também atua realizando abordagens na cidade.
A população pode solicitar a abordagem social das pessoas em situação de rua por meio da central 156 (ligação gratuita), que funciona 24 horas.
A solicitação pode ser anônima, mas é importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.
Pets
Veterinários atuarão nas tendas para examinar os animais companheiros das pessoas em situação de rua. Eles distribuirão potes para hidratação e petiscos, e realizarão vacinação, vermifugação, além do registro geral do animal (RGA) e microchipagem.
Em ação inédita, os orientadores de SEAS distribuirão porções de ração para os animais durante as abordagens. Aqueles que aceitarem seguir para serviços da rede serão encaminhados para equipamentos com espaço próprio para os bichinhos.