abre e fecha

Feriado de Corpus Christi: confira o funcionamento dos serviços

Hospitais mantêm funcionamento para urgências e emergências; transportes operam para atender à demanda da Parada LGBT+ e Marcha para Jesus

Feriado de Corpus Christi: confira o funcionamento dos serviços
transportes operam para atender à demanda da Parada LGBT+ e Marcha para Jesus – Crédito: Rovena Rosa / Agência Brasil

Com o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (30) e ponto facultativo na sexta-feira (31), o funcionamento dos serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo sofrerá alteração no estado.

Publicidade

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde 

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros (PSs) quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Pró-Sangue Clínicas e Regional de Osasco funcionarão, excepcionalmente, na quinta (30) das 8h às 16h. Os demais postos não terão expediente.

Na sexta (31) os postos Clínicas, Mandaqui e Osasco funcionarão, excepcionalmente das 8h às 16h. Os demais postos não terão expediente. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Publicidade

Farmácia

As unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão na quinta (30). Na sexta (31), o expediente será normal. O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) estará fechado na quinta (30) e terá expediente normal na sexta (31).

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona leste da capital, também estará fechado na quinta (30) e na sexta (31).

Em relação às Farmácias de Medicamentos Especializados (FMEs), não haverá expediente em nenhuma das unidades na quinta (30).

Publicidade

Na sexta (31), as unidades Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, Hospital João Paulo II, Bauru, Campinas – Setembrino, Vila Mariana, Mogi das Cruzes, Maria Zélia, Mogi das Cruzes, Hospital das Clínicas – FMUSP ICR e Hospital João Paulo II terão atendimento normal.

As demais unidades estarão fechadas. Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) também não funcionarão na quinta (30).

Poupatempo 

Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados nesta quinta-feira (30). As atividades presenciais serão retomadas na sexta-feira (31) mediante agendamento prévio de data e horário.

Publicidade

Transportes metropolitanos 

Entre esta quinta-feira (30) e domingo (2), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação devido ao feriado prolongado de Corpus Christi e a dois grandes eventos previstos na cidade: a Marcha para Jesus (30) e a Parada do Orgulho LGBT+ (2).

A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

As linhas da CPTM terão operação diferenciada para atender aos passageiros. Na quinta-feira (30), o intervalo médio entre os trens será o mesmo de domingos e feriados.

Publicidade

Já na sexta-feira (31), o intervalo será de dia útil. No sábado (1) e no domingo (2), o intervalo seguirá o que é aplicado aos fins de semana. As informações com os intervalos das linhas podem ser obtidas no site www.cptm.sp.gov.br/Pages/Informacoes-e-intervalos.aspx.

Marcha para Jesus

Como a Marcha para Jesus acontecerá na região de Santana no dia 30 (sexta), o Metrô vai ampliar o quadro de funcionários nas estações mais próximas – especialmente, Tiradentes, Carandiru e Santana (Linha 1-Azul) –, que contarão com direcionamento de fluxo para facilitar a chegada e saída do público.

Além do reforço da frota de trens em circulação, comparada a um feriado comum, o Metrô vai dispor de trens reservas para atender às linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, em caso de aumento de demanda.

Parada do Orgulho LGBT+

Já para a Parada do Orgulho LGBT+, que acontece no domingo (2) na Avenida Paulista, a oferta de trens do Metrô será maior do que a de um domingo comum, contando também com trens reserva, que serão acrescentados à operação em caso de necessidade.

Haverá o reforço no quadro de funcionários nas estações mais próximas ao evento – especialmente, nas estações Brigadeiro, Trianon-MASP e Consolação (Linha 2-Verde), além de República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela) –, que também terão direcionamento de fluxo para melhorar e facilitar a chegada e saída dos passageiros. Essas estações poderão ter acessos fechados em caso de necessidade de controle do fluxo.

Para os dois eventos, o Metrô preparou comunicação visual e avisos sonoros específicos para auxiliar os passageiros.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.