À medida que nos despedimos do outono, que, segundo registros, foi um dos mais quentes da história, enfrentamos a realidade de um inverno que promete ser rigoroso para a região de Presidente Prudente (SP). Segundo Vagner Camarini, climatologista renomado, estamos prestes a vivenciar “um dos invernos mais tradicionalmente secos dos últimos anos”.
Este fortalecimento da estiagem não poderia vir em um momento mais inoportuno. O outono já foi marcado por um déficit de precipitações, agravando o panorama que Camarini descreve como possivelmente desastroso para a localidade, devido à ausência de um adequado teor hídrico no solo.
Por que este inverno é diferente?
Agregar as descrições dos especialistas nos dá uma visão mais clara do inverno 2024. Alexandrius de Moraes, agrometeorologista, ressalta que, apesar da previsão de algumas chuvas esporádicas, o volume de precipitação geral durante o inverno dificilmente ultrapassa os 50 milímetros nos meses de julho e agosto, muito abaixo da média histórica.
O que esperar da seca prolongada em Presidente Prudente?
A falta de chuvas constantes afetará diversas esferas. Primariamente, os reservatórios de água podem atingir níveis críticos, comprometendo não só o abastecimento para consumo, como também atividades agrícolas, uma parcela vital da economia local. Sem chuvas regulares, o solo se torna menos fértil, intensificando o risco de perdas nas colheitas.
Como Presidente Prudente deve se preparar para o inverno atípico de 2024?
Ainda que o foco seja a seca, as temperaturas também serão um ponto de atenção. Conforme mencionado por Camarini, é esperado que as temperaturas oscilem entre 15 °C e 32 °C, e poderão sofrer quedas acentuadas durante as ocorrências de frentes frias. “Em julho, poderemos testemunhar temperaturas inferiores a 6 °C, algo raro para a região”, prediz o especialista.
Este conjunto de condições climáticas não apenas dita o ritmo de vida em Presidente Prudente, mas também serve como um aviso para a preparação adequada para tais adversidades. As frentes frias, embora podem amenizar temporariamente a temperatura, são pouco prováveis que revertam o cenário de seca estabelecido.
Em resumo, enquanto nos preparamos para dar as boas-vindas à primavera no dia 22 de setembro de 2024 às 9h44, os moradores e gestores em Presidente Prudente devem estar cientes e preparar-se para um inverno que, apesar de tradicional em seu padrão seco, promete desafios significativos devido à conjuntura climática particular deste ano. Adaptação e planejamento serão essenciais para mitigar os efeitos desta estiagem prolongada.
Siga a gente no Google Notícias