O paranaense Murilo Lopes Santos, de 26 anos, natural da cidade de Castro, nos Campos Gerais, morreu em combate na guerra da Ucrânia, na cidade de Zaporizhzhia. A informação foi confirmada pela família.
Rosângela Pavin Santos, mãe de Murilo, contou, em entrevista ao g1, que o jovem brasileiro se alistou de forma voluntária e chegou ao país do leste europeu no dia 3 de novembro de 2022. Sua motivação era o desejo de lutar ao lado das forças ucranianas contra a invasão russa. Em agosto a guerra entre os dois países vai completar dois anos e meio de duração.
“Covardia com a Ucrânia”, disse o paranaense
“Ele falava: ‘É muito covarde o que fizeram com a Ucrânia e eu quero defender’. E aquilo ficou na cabeça, no coração dele. Era o ideal que ele tinha”, explicou a mãe de Murilo.
Rosângela afirma que sempre foi contra a decisão do filho, mas não conseguiu impedir a ida dele para lá, já que, segundo ela, refletia a essência de Murilo. A morte do jovem foi confirmada na manhã da última sexta-feira (5).
Ela ainda acrescentou que “desde que ele saiu, ele nunca se desligou completamente. Ele fazia cursos online, aprendeu a língua, ele falava várias línguas. Ele fez o itinerário, comprou as passagens, foi sozinho, organizou tudo”.
A guerra teve início em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e fez ataques por terra, por ar e por mar. Não há previsão de término do conflito, sequer de trégua entre as duas nações beligerantes. Em agosto de 2023, outro paranaense, de Curitiba, morreu na guerra.
Australian Merc down!
Brock Greenwood callsign Chippy went to Ukraine in March 2023.Like many mercenaries in Ukraine with no experience, he also pretended to be a combat medic,
He died alongside Murilo Santos Lopes as the Russian artillery shredded their bodies. pic.twitter.com/9GkSUhqjQa
— Reggie Meezer (@ReggieMeezer) July 6, 2024