Paranaense morre na guerra da Ucrânia após 2 anos lutando: ‘Era o ideal que ele tinha’, diz mãe

Murilo Lopes Santos, de 26 anos, natural da cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, morreu em combate na cidade de Zaporizhzhia

Paranaense morre na guerra da Ucrânia após 2 anos lutando: 'Era o ideal que ele tinha', diz mãe
Murilo Lopes Santos tinha 26 anos e morreu em combate na Ucrânia – Crédito: Arquivo pessoal

O paranaense Murilo Lopes Santos, de 26 anos, natural da cidade de Castro, nos Campos Gerais, morreu em combate na guerra da Ucrânia, na cidade de Zaporizhzhia. A informação foi confirmada pela família.

Publicidade

Rosângela Pavin Santos, mãe de Murilo, contou, em entrevista ao g1, que o jovem brasileiro se alistou de forma voluntária e chegou ao país do leste europeu no dia 3 de novembro de 2022. Sua motivação era o desejo de lutar ao lado das forças ucranianas contra a invasão russa. Em agosto a guerra entre os dois países vai completar dois anos e meio de duração.

“Covardia com a Ucrânia”, disse o paranaense

“Ele falava: ‘É muito covarde o que fizeram com a Ucrânia e eu quero defender’. E aquilo ficou na cabeça, no coração dele. Era o ideal que ele tinha”, explicou a mãe de Murilo.

Rosângela afirma que sempre foi contra a decisão do filho, mas não conseguiu impedir a ida dele para lá, já que, segundo ela, refletia a essência de Murilo. A morte do jovem foi confirmada na manhã da última sexta-feira (5).

Ela ainda acrescentou que “desde que ele saiu, ele nunca se desligou completamente. Ele fazia cursos online, aprendeu a língua, ele falava várias línguas. Ele fez o itinerário, comprou as passagens, foi sozinho, organizou tudo”.

Publicidade

A guerra teve início em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e fez ataques por terra, por ar e por mar. Não há previsão de término do conflito, sequer de trégua entre as duas nações beligerantes. Em agosto de 2023, outro paranaense, de Curitiba, morreu na guerra.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.