A notícia de que o apresentador Silvio Santos, de 93 anos, está internado com a gripe H1N1 deixou muitos fãs curiosos. Afinal, o que se sabe sobre a doença?
Ver essa foto no Instagram
H1N1
H1N1, conhecida como Influenza A, é uma doença respiratória que, apesar de similar à gripe comum. Assim, requer atenção especial, principalmente por parte daqueles que estão no grupo de risco, como idosos e crianças. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, comuns também aos da gripe convencional.
Quais medidas são adotadas para evitar a contaminação?
- Lavagem frequente das mãos;
- Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais de infecção respiratória;
- Utilização de lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
Grupos de risco
Dentro do grupo de risco, além dos idosos, incluem-se crianças menores de 2 anos, gestantes e pessoas com condições médicas específicas, como diabetes e doenças cardíacas. Todos eles devem ter um cuidado extra, principalmente em ambientes com grande circulação de pessoas.
Quanto ao tratamento, o hospital se serviu do antiviral Oseltamivir, que mostrou eficácia no combate ao vírus. Além do tratamento médico, recomendações envolvem repouso e hidratação constante.
Existe vacina?
Sim, e sua importância é enfatizada durante campanhas nacionais de vacinação. Por fim, a vacina trivalente oferecida nos postos de saúde protege contra três tipos do vírus influenza, incluindo o H1N1. A recomendação é que as pessoas pertencentes ao grupo de risco recebam a vacinação anualmente para evitar complicações maiores.
* Reportagem originalmente publicada em Bons Fluidos