advertência sanitária

Anvisa aprova novas imagens e alertas em embalagens de cigarro; confira

A Anvisa aprovou novas normas para as advertências sanitárias em embalagens e expositores de produtos derivados do tabaco.
Novas imagens ressaltam os efeitos nocivos do tabaco – Crédito: Reprodução/Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30) novas normas para as advertências sanitárias em embalagens e expositores de produtos derivados do tabaco. As mudanças incluem imagens e mensagens atualizadas que visam intensificar os alertas sobre os riscos do consumo de tabaco.

Publicidade

A partir de 2 de novembro de 2025, as novas advertências se tornarão obrigatórias em todo o país, com um prazo de um ano para que as empresas se adaptem às exigências. A última atualização nas embalagens havia sido feita em 2017, quando as empresas tiveram até o final de 2018 para adotar as mudanças estabelecidas.

Segundo a Anvisa, essas novas mensagens têm o objetivo de “promover a conscientização e alertar para os malefícios causados pelo uso de produtos fumígenos derivados do tabaco“.

Histórico de advertências em embalagens de tabaco no Brasil

O uso de imagens de advertência em embalagens de produtos de tabaco foi adotado no Brasil em 2001, tornando o país o segundo do mundo a exigir imagens em avisos sanitários, após recomendação da Comissão Nacional para Controle do Tabaco, com base em uma discussão realizada na Assembleia Mundial da Saúde no ano 2000.

Desde então, as imagens e frases de advertência passaram por atualizações em 2001, 2003, 2008 e 2017, para manter a eficácia das mensagens. Atualmente, o consumo de tabaco e a exposição passiva ainda causam 156 mil mortes por ano no Brasil, contribuindo para cerca de 50 enfermidades, como câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.

Publicidade

Leia também: Cogumelo ‘milagroso’: Saiba como Gisele Bündchen se curou da depressão

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.