O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, durante seu discurso, que está fazendo uma “passagem de bastão” para as novas gerações como forma de unir o país.
Ele também afirmou que a defesa da democracia é melhor do que qualquer cargo. Este foi seu primeiro pronunciamento depois de desistir de tentar a reeleição para a presidência, na noite desta quarta-feira (24).
No domingo (21), ele publicou uma carta nas redes sociais afirmando que estava abandonando a disputa para apoiar a candidatura da vice-presidente Kamala Harris.
Discurso de Biden e o mandato
Durante o pronunciamento, o presidente afirmou que estará focado em terminar o mandato e na defesa dos direitos civis dos norte-americanos.
“Recebo forças e encontro alegria em trabalhar para o povo americano. Mas esta tarefa sagrada de aperfeiçoar a nossa União não é sobre mim. É sobre vocês. Suas famílias. Seus futuros. É sobre nós, o povo”, disse.
“Eu reverencio este cargo, mas amo mais o meu país”, afirmou. Em seguida, Biden prometeu combater o ódio e o extremismo e acrescentou que não há espaço para a violência na América.
Referência às eleições em discurso
Em uma referência às eleições de novembro, o democrata disse que o poder e a história estão nas mãos do povo americano. Ele fez um agradecimento a Kamala Harris, mas não pediu votos.
“Em apenas alguns meses, o povo americano escolherá o rumo do futuro da América. Eu fiz minha escolha. E gostaria de agradecer a nossa grande vice-presidente, Kamala Harris. Ela é experiente, durona, capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e líder do nosso país”, ressaltou o presidente.
O pronunciamento do presidente foi realizado diretamente do Salão Oval, na Casa Branca, e durou pouco mais de 10 minutos.
For the next six months, I’ll be focused on my job as your president.
Here’s what lies ahead. pic.twitter.com/hM06nZtV8V
— President Biden (@POTUS) July 25, 2024