Calor extremo no Rio Grande do Sul: O que esperar nos próximos dias

Os próximos dias serão extremamente quentes no Rio Grande do Sul, com temperaturas acima da média. Uma corrente de jato traz ar quente, enquanto ventos do norte causam transtornos no estado.

Calor extremo no Rio Grande do Sul: O que esperar nos próximos dias
Calor extremo no Rio Grande do Sul: O que esperar nos próximos dias – Crédito: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Os últimos dias desta semana prometem ser extremamente quentes no Rio Grande do Sul. As temperaturas estão muito acima da média para esta época do ano, com máximas que devem ultrapassar os 30ºC em Porto Alegre e em muitas cidades do interior. O calor traz diversas implicações para os moradores, aumentando a preocupação com a saúde e bem-estar de todos.

Publicidade

Quinta-feira, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as máximas no estado durante a tarde atingiram 31,1ºC em São Borja; 30,9ºC em Alegrete; 30,6ºC em Quaraí; e 30,3ºC em Uruguaiana. Esse cenário de calor deve continuar nos próximos dias.

Como será o clima no Rio Grande do Sul nos próximos dias?

O Rio Grande do Sul terá mais um dia de tempo firme com muito sol e períodos de céu claro. Algumas nuvens podem aparecer em partes do estado, mas o tempo estará predominantemente aberto. As temperaturas ao amanhecer são amenas na maioria das regiões, porém, mínimas mais altas são esperadas na Metade Oeste.

O calor será intenso em várias localidades, com máximas ao redor ou acima dos 30ºC no Noroeste, Oeste, parte da Campanha, no Centro, vales e Grande Porto Alegre. Este cenário se intensificará ainda mais amanhã, quando será o dia mais quente da semana em Porto Alegre, região metropolitana e nos vales, com máximas que podem alcançar entre 32ºC a 34ºC.

O que é corrente de jato?

Uma corrente de jato em baixos níveis de incomum intensidade está trazendo ar muito quente para o Rio Grande do Sul neste final de semana. A máxima intensidade dessa corrente de jato será nesta sexta-feira, com um corredor de vento muito intenso a cerca de 1500 metros de altitude, estendendo-se do Sul boliviano até o Rio da Prata.

Publicidade

Amanhã, essa corrente de jato se orientará da Bolívia até o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Embora a intensidade do vento possa diminuir um pouco, ainda assim será significativo, reforçando a entrada de ar seco e quente no estado. Isso contribui para as temperaturas elevadas, muito acima do normal para esta época do ano.

Como o vento do quadrante norte afeta o Rio Grande do Sul?

A intensa corrente de jato em baixos níveis vai trazer vento do quadrante Norte moderado com rajadas fortes a muito fortes, especialmente amanhã, quando o corredor de vento estará mais presente no estado gaúcho. Os ventos mais intensos ocorrerão no Oeste, Centro e Sul gaúcho.

Neste tipo de situação, Porto Alegre e a maior parte da região metropolitana geralmente não experimentam ventos muito fortes, com exceção de áreas próximas à Serra, como o Vale dos Sinos. As rajadas em muitas cidades podem ser fortes, com velocidades entre 60 km/h a 70 km/h ou até mais.

Publicidade

Quais são os perigos do vento norte quente e seco?

O vento Norte quente e seco, apesar de não estar associado a vendavais de tempestade porque não vem acompanhado de nuvens de tempestade, pode causar transtornos. Problemas como falta de luz, queda de árvores e postes, além do colapso de algumas estruturas são possíveis. Áreas como Santa Maria são consideradas de alto risco nesta situação.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.