A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovou nesta quarta-feira (7) requerimento de convite à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para prestar informações sobre o plano de inteligência artificial (IA) do governo federal.
No requerimento (REQ 12/2024 – CCT), o senador Izalci Lucas (PL-DF) pede que a ministra Luciana Santos explique a visão do governo sobre o marco regulatório da inteligência artificial no país e detalhe os planos governamentais para o uso da ferramenta. A data do debate ainda não foi marcada.
A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) ressaltou a importância da IA para o futuro do país. “A questão da inteligência artificial é o que vai nos comandar futuramente. É preciso que se tenha muito cuidado com essa questão, que precisa ser trabalhada, discutida e, principalmente, divulgada e esclarecida para toda a população porque, com toda certeza, já temos usado essa tecnologia, que é benéfica, mas também há essa preocupação de como será usada para o mal”, afirmou.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) reforçou a importância do tema. “Existem muitas benesses com a inteligência artificial, mas precisamos tratar dos perigos do mau uso dessas ferramentas. Há vários relatos de pessoas que cometeram suicídios por conta disso, é algo muito sério. Devemos ter uma agilidade também nos processos de calúnia e difamação, porque tudo demora muito. Não temos condições de apagar isso da nossa história, o estrago é imenso e precisamos nos debruçar sobre isso”, ponderou a parlamentar sul-mato-grossense.
* Matéria publicada com informações da Agência Senado.