Embaixadora expulsa do Brasil será ministra na Nicarágua

Especialistas avaliam movimentação como provocação ao governo Lula

embaixadora
Embaixadora da Nicarágua no Brasil se tornará ministra em seu país de origem após expulsão – Créditos: Reprodução/Itamaraty

A embaixadora da Nicarágua que expulsa do Brasil nesta quinta-feira (8), Fulvia Patricia Castro Matu, se tornará ministra da Economia Familiar. Quem confirmou a informação foi a vice-presidente do país, Rosario Murillo, no dia em que a representante diplomática voltava para o seu local de origem.

Publicidade

O comunicado foi transmitido pela televisão estatal da Nicarágua. De acordo com a vice, a nomeação virá do próprio presidente Daniel Ortega.  Na declaração, Murillo, que é casada com Ortega, não utilizou a palavra “expulsão” para se referir à crise diplomática. “Vamos adiante, sempre além“, disse.

Embaixadora expulsa: Brasil X Nicarágua

A expulsão Castro Matu foi uma resposta de Lula a retirada forçada do embaixador brasileiro em Nicarágua, Breno de Souza. A notícia sobre a decisão do presidente nicaraguense foi revelada primeiramente pela imprensa local e confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) nesta quinta-feira (8).

As relações entre os países já estavam desgastadas desde as últimas semanas. Isso porque a embaixada brasileira não enviou representantes oficiais para as celebrações em homenagem aos 45 anos da Revolução Sandinista, que aconteceram em Manágua em 19 de julho.

Conforme o Itamaraty, o Brasil não foi ao evento em decorrência do congelamento das relações diplomáticas entre os dois países. A distância começou quando o governo da Nicarágua decidiu prender padres e bispos em uma ofensiva à Igreja Católica em 2022.

Publicidade

Além das detenções, Daniel Ortega ordenou o confisco de imóveis e a dissolução de ordens jesuítas. O Brasil, por sua vez, tentou mediar o conflito entre Manágua e o Vaticano. Diante deste cenário, o governo Lula decidiu congelar as relações durante um ano.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.