Na tarde desta sexta-feira (9), um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave havia partido de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Infelizmente, não há registro de sobreviventes, e o acidente ganhou repercussão internacional.
O acidente ocorreu em uma área residencial do bairro Capela. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, todos a bordo da aeronave morreram. O último sinal da aeronave foi recebido por volta de uma hora e meia após a decolagem, conforme informações do site de rastreamento Flightradar24.
Conforme o monitoramento do voo, a aeronave voava a 17.200 pés de altitude um minuto antes de cair, altura equivalente a 5.400 metros. Ele atingiu o chão em menos de dois minutos, causando uma explosão.
Diversos vídeos de um ATR 72 da Passaredo caindo em Vinhedo SP pic.twitter.com/nJfLvsWr5a
— Hubert Melin ✈️🛩🚁 (@HubertMelin) August 9, 2024
Como o acidente foi reportado pela imprensa internacional?
A queda do avião atraiu a atenção de veículos de comunicação ao redor do mundo. O jornal britânico The Guardian descreveu o momento da queda como “uma grande coluna de fumaça preta”, e ainda informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a interromper um evento para pedir um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
O jornal The Mirror tratou o acidente como um “horror”, destacando a gravidade da situação. A BBC informou que o avião foi construído em 2010 e saiu de Cascavel às 11:56, horário local, com o último sinal da aeronave sendo recebido cerca de uma hora e meia depois.
O jornal argentino Perfil afirmou que os vídeos que circulam na internet “capturaram a trágica imagem do momento do acidente”, dizendo que o avião perdeu o controle.