EXCLUSIVO

Avião com 61 pessoas cai em Vinhedo, São Paulo; não há sobreviventes

Especialistas opinam sobre os motivos da queda da aeronave. Condições meteorológicas, como uma possível formação de gelo, podem ter causado o acidente

avião
Avião caiu em Vinhedo na tarde desta sexta-feira (9) – Créditos: Reprodução

Um avião da Voepass caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9). O Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar a ocorrência. A Prefeitura de Valinhos, que colabora com a operação, confirmou que não há sobreviventes.

Publicidade

Segundo nota da Voepass, o voo 2283 carregava 57 passageiros e 4 tripulantes.

A queda ocorreu na região do bairro Capela. A Voepass informou que se trata de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72. O avião saiu de Cascavel (PR) e voava rumo a Guarulhos (SP). De acordo com a Anac, o modelo comporta 68 passageiros.

Especialistas ouvidos pela Perfil Brasil falam sobre possíveis causas da queda do avião

Especialistas em aviação explicam que uma das hipóteses da queda pode ser congelamento de partes da aeronave por questões meteorológicas. Celso Faria de Souza, engenheiro mecânico-aeronáutico, explica que no local onde o avião estava havia a previsão de formação de gelo. “Aeronaves como o modelo ATR-72 possuem um sistema que impede a formação de gelo, chamado DE-Ice”.

Este sistema, segundo Souza, funciona como se fosse um “balão”. Ele, que também  é perito criminal do estado de Goiás com especialização em acidentes aéreos, esclarece que “o balão está colado na ponta da asa. Quando o gelo começa a se formar, o sistema é ligado e o balão infla, quebrando, assim, a camada de gelo”.

Publicidade

Souza, porém, ponderou que ainda é cedo para afirmar quais as razões para a queda. “O que pode ter acontecido é o sistema não ter sido ligado, ou ainda, o balão podia conter furos”, disse, o que impossibilitaria o pleno funcionamento do DE-Ice.

Segundo Marcus Pacobahyba, presidente do Instituto Brasileiro de Perícias Judiciais, “a impressão é que está em estol de estabilizador horizontal. Nestes casos, a aeronave perde sustentação”, explica.

Ele afirma que o avião tem o estabilizador horizontal em T e fica na parte superior do estabilizador vertical.  Quando o avião perde sustentação e o piloto perde o controle do profundor, não é possível  recuperar controle da aeronave.

Publicidade

Segundo nota da Voepass, o voo 2283 carregava 57 passageiros e 4 tripulantes.

De acordo com a Defesa Civil, a aeronave caiu em cima de algumas casas na rua Edueta, altura do número 2.500. A Prefeitura de Vinhedo confirmou que o avião caiu em um condomínio residencial chamado Recanto Florido.

O chamado da Polícia Militar ocorreu às 13h28. Vinhedo e Valinhos, cidade vizinha, estão mobilizando seus hospitais para receber possíveis feridos.

Publicidade

O portal FlightRadar24, que monitora voos pelo mundo, mostra que o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22. Conforme o monitoramento do voo, a aeronave voava a 17.200 pés de altitude um minuto antes de cair, altura equivalente a 5.400 metros.

Nota da Voepass

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, confirmou que não há sobreviventes entre os 57 passageiros e quatro tripulantes no acidente envolvendo um voo da VoePass de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP).

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.