O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles fez uma análise dos impactos das eleições dos Estados Unidos para o cenário econômico global e brasileiro. O ex-ministro fez um alerta sobre a dívida pública crescente do país e como os dois candidatos, o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris, pretendem abordar questões fiscais que estão em jogo.
Durante o Seminário LIDE | Economia, realizado pelo LIDE, em São Paulo, nesta quarta-feira (18), Meirelles afirmou: “Trump está propondo diminuição de impostos, o que, é claro, deve incentivar o crescimento. Mas há uma questão sobre o déficit americano, que vai aumentar pela diminuição da arrecadação. Por outro lado, a Kamala está propondo políticas sociais inéditas.”
Análise de Henrique Meirelles sobre Copom
Meirelles, que é ex-presidente do Banco Central, também falou sobre suas expectativas para a reunião do Banco Central (BC) e explicou que a Selic deve subir.
“Hoje a Selic deve subir um pouco. Tem que subir um pouquinho, porque de fato a expectativa da inflação do ano ainda é acima do centro da meta, perto ai do limite superior e o BC tem o compromisso de colocar a inflação no limite da meta”, disse em entrevista à jornalista Isabela Tacaki.
Além de Meirelles, estiveram presentes no evento promovido pelo ex-governador de SP, João Doria, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),Ilan Goldfajn, e Joaquim Levy, ministro da fazenda (2015).
Ver essa foto no Instagram
Siga a gente no Google Notícias