ORIENTE MÉDIO

Hezbollah bombardeia norte de Israel; autoridades dizem que ataque do Irã está próximo

Cerca de 30 foguetes foram lançados do Líbano, disseram as Forças de Defesa de Israel. Os militares acrescentaram que alguns caíram em áreas abertas e que não houve relatos de feridos

Hezbollah bombardeia norte de Israel; autoridades dizem que ataque do Irã está próximo
Membros do Hezbollah, grupo radical islâmico que lançou ataques contra Israel – Crédito: Manu Brabo/Getty Images

O Hezbollah disparou vários foguetes em direção ao norte de Israel na noite de domingo (11). Ao mesmo tempo, forças israelenses permanecem em alerta máximo para possíveis retaliações do Irã e seus representantes após o assassinato de um importante líder do Hamas no mês passado.

Publicidade

Foguetes contra Israel

O lançamento de foguetes contra Israel por militantes do Hezbollah no sul do Líbano se tornou uma ocorrência quase rotineira desde o início da guerra em Gaza, à medida que crescem os receios sobre a possibilidade de um ataque iraniano que poderia evoluir para um conflito regional mais amplo. O grupo Hezbollah é apoiado política e militarmente pelo Irã.

Cerca de 30 foguetes foram lançados do Líbano, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), acrescentando que alguns caíram em áreas abertas e não houve relatos de feridos.

Os últimos bombardeios do Hezbollah foram feitos em apoio ao povo palestino na Faixa de Gaza e também em retaliação aos ataques israelenses no sul do Líbano, afirmou o grupo militante em comunicado.

Isso ocorre depois que a Agência Nacional de Notícias estatal do Líbano informou que um ataque israelense na cidade de Ma’aroub, no sul libanês, feriu 12 pessoas, incluindo seis crianças.

Publicidade

FDI

Os militares israelenses disseram que suas instruções ao público não haviam mudado em meio a uma possível resposta militar das forças iranianas ao assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho.

“As FDI e o sistema de segurança monitoram nossos inimigos e os desenvolvimentos no Oriente Médio, com ênfase no Irã e no Hezbollah, e avaliam constantemente a situação”, disse o porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.