ATAQUES

EUA afirma se preparar para ataque do Irã a Israel ‘ainda esta semana’

O porta-voz da Casa Branca afirmou nesta segunda-feira (12) que espera a prometida retaliação pela morte de um comandante do Hamas

O porta-voz da Casa Branca afirmou nesta segunda-feira (12) que espera a prometida retaliação do Irã pela morte de um comandante do Hamas.
John Kirby, porta-voz da Casa Branca – Créditos: Getty Images

Nesta segunda-feira (12), o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, informou que os Estados Unidos estão se preparando para ataques significativos do Irã, ou de seus representantes, na região de Israel, previstos para “ainda esta semana“.

Publicidade

Kirby comentou aos repórteres que a questão foi discutida durante uma conversa entre o presidente Joe Biden e os líderes de França, Alemanha, Itália e Reino Unido. Todos compartilharam preocupações sobre a possibilidade de um ataque iminente.

Paralelamente, o porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou que as Forças de Defesa de Israel estão em alerta máximo. Hagari ressaltou que as ameaças inimigas estão sendo levadas a sério, mas destacou que não houve alterações nas orientações, com os movimentos do Irã sendo monitorados continuamente.

Promessas de vingança do Irã

O Irã, por sua vez, está pronto para cumprir a ordem do líder supremo, o aiatolá, líder supremo da vertente xiita do Islã, Ali Khamenei, de “punir duramente” Israel pelo assassinato de um líder do Hamas em Teerã. Um vice-comandante da Guarda Revolucionária, na sexta-feira (9), afirmou que as instruções de Khamenei são claras e serão seguidas rigorosamente.

“As ordens do líder supremo em relação à punição severa de Israel e à vingança pelo sangue do mártir Ismail Haniyeh são claras e explícitas e serão implementadas da melhor maneira possível”, declarou Ali Fadavi, citado pela mídia iraniana.

Publicidade

Segundo o jornal The Wall Street Journal, os Estados Unidos também deixaram claro que estão prontos para usar a força para defender Israel, como fizeram em abril deste ano, quando o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones em território israelense. Para isso, os EUA implantaram caças furtivos F-22 em uma base no Oriente Médio, conforme informou o Comando Central dos EUA na última quarta-feira.

Além disso, na semana passada, os EUA enviaram cruzadores e destróieres da Marinha para a região, junto de um esquadrão adicional de caças, segundo informações do Pentágono. Essas embarcações têm capacidade defensiva contra mísseis balísticos, segundo o Departamento de Defesa estadunidense.

Na última quinta-feira (7), o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, utilizou a rede social X (antigo Twitter) para informar que ligou para o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant. Ele destacou ajustes na postura das forças dos EUA e reiterou o apoio “inabalável à defesa de Israel”.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.