Em uma pesquisa eleitoral feita pelo The Washington Post-ABC News-Ipsos, divulgada neste domingo (18), Kamala Harris está a frente de Donald Trump no quesito de intenções de votos para a corrida eleitoral dos Estados Unidos. A diferença é de cinco pontos percentuais.
A atual vice-presidente assumiu o papel de representante dos democratas após a desistência de Joe Biden. A disputa segue acirrada com o republicano, que tenta a reeleição novamente.
De acordo com a pesquisa, Kamala possui 49%% das intenções de voto, enquanto Trump soma 45%. A margem de erro é de 2,5%. Considerando um cenário com um terceiro candidato, a diferença entre os dois é de 3 pontos percentuais.
Por exemplo, caso Robert F. Kennedy Jr. concorresse, Harris teria 47%, Trump 44%, e Kennedy Jr. 5%. No início de julho, no mesmo cenário, mas considerando Biden como o candidato oficial dos democratas, Trump estava com 43%, Biden com 42%, e Kennedy com 9%.
A vantagem de três pontos percentuais da vice-presidente numa disputa que conta com candidatos de terceiros é um pouco inferior à margem de voto popular de 4,5 pontos que Biden obteve em 2020, a qual resultou em uma maioria no colégio eleitoral.
De acordo com a mais recente pesquisa do The New York Times, Harris está à frente com uma margem de 3 pontos percentuais: 49% para a vice-presidente contra 47% para o ex-presidente Trump. Analistas indicam que as pesquisas sinalizam uma eleição disputada, e a decisão pode estar nas mãos dos estados com eleitores indecisos — como Michigan, Pensilvânia, Wisconsin, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada —, que têm o potencial de determinar o resultado da eleição.