Chuvas e queda de temperatura prometem alívio no sudeste!

Uma nova frente fria trará chuvas mais expressivas ao Sudeste neste fim de semana

Regiões centrais do Brasil podem registrar mais de 80 mm de chuva!
Regiões centrais do Brasil podem registrar mais de 80 mm de chuva! – Créditos: depositphotos.com / 404045

No próximo fim de semana, uma nova frente fria, mais abrangente, causará chuvas mais expressivas no Sudeste. As temperaturas cairão até 10°C, mas nem toda a região será afetada. Já no Sul do país, o tempo instável e as tempestades serão predominantes nos próximos dias.

Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de atenção para a região Sul. As chuvas podem atingir volumes de até 100 mm/dia, com rajadas de vento intensas de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Nova frente fria vai intensificar as chuvas no Sudeste?

A previsão já indica pancadas de chuva com raios no Sul do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (20), o sistema se moverá para Santa Catarina e Paraná. Com isso, as temperaturas terão uma leve queda.

Os acumulados de chuva nos últimos dias foram mais expressivos no Litoral Sul de São Paulo. Entretanto, apenas chuvas fracas foram registradas no resto do estado paulista e outras partes do Sudeste. Este quadro deve mudar com a nova frente fria.

Como a nova frente fria afetará o Sudeste?

A nova frente fria trará nebulosidade em todo São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais no sábado. A previsão é que os volumes de chuva no Vale do Paraíba e arredores sejam superiores aos do último fim de semana.

Publicidade

As chuvas não serão fortes, mas os acumulados de 20 mm serão mais expressivos. No Litoral Sul de São Paulo, os volumes de chuva poderão ultrapassar 50 mm.

Quais são os efeitos esperados para a região?

Embora a nova frente fria traga uma queda de temperatura, ela não romperá o bloqueio que impede a formação de chuvas na região central do Brasil, incluindo o Alto Paranaíba e o noroeste de Minas Gerais. No entanto, há uma sinalização de enfraquecimento dessa situação, com possível resolução da seca histórica em outubro.

Segue abaixo um resumo dos efeitos esperados:

Publicidade
  • Queda de até 10°C nas temperaturas em São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Chuvas mais expressivas no Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
  • Possível alívio do calor nas áreas afetadas.
  • Continuação das secas na região central do Brasil, com possível mudança em outubro.

Frente fria: alívio do calor ou riscos em São Paulo?

Entre a noite desta sexta-feira (20) e a madrugada de sábado (21), a frente fria passará pelo norte do Paraná e seguirá em direção a São Paulo. Existe risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Os volumes de chuva mais expressivos continuam sendo esperados para o Litoral Sul de São Paulo, podendo ultrapassar 50 mm localmente. No entanto, o sistema trará um alívio para o calor em parte do estado paulista, principalmente em Presidente Prudente, Assis, Itapetininga, no Litoral Sul e na região metropolitana da capital.

O que esperar da próxima semana?

As máximas nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro girarão em torno dos 24°C no sábado (21). O avanço da frente fria também trará uma nova queda nas temperaturas, especialmente para o leste e litoral paulista, para o território fluminense e também para o sul mineiro.

Publicidade

Essas mudanças climáticas trazem esperança de um alívio para as temperaturas extremas, além da possibilidade de chuvas mais consistentes no futuro próximo, ajudando a combater a seca histórica que afeta 70% dos municípios brasileiros.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.