Capitais do Sudeste devem bater recorde de calor na semana; em SP máxima pode passar dos 35°C

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidades como o Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), além de Brasília (DF), devem registrar temperaturas acima da média para esta época do ano

Capitais do Sudeste devem bater recorde de calor na semana; em SP máxima pode passar dos 35°C
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horiznte e Brasília devem bater recordes de temperatura nesta semana – Crédito: Climatempo

Diversas capitais brasileiras estão perto de enfrentar novaonda de calor; São Paulo pode registrar temperatura acima dos 35°C nesta semana e recordes podem ser batidos. As regiões mais afetadas serão o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da capital paulista, cidades como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte devem registrar temperaturas bem acima da média para esta época do ano: a previsão  máximas pode chegar aos 39°C.

Calor em São Paulo

Na capital paulista, a temperatura mais alta do ano, de 35,1°C, foi registrada na terça-feira (24). Com a previsão de máxima de 35°C para esta quarta-feira (25), os paulistanos estão se preparando para um dia de extremo calor.

Outras capitais podem bater recorde de calor

  • Rio de Janeiro: Com termômetros atingindo 39,5°C em 17 de janeiro, a previsão é que capital fluminense chegue a 39°C nesta quinta-feira (26).
  • Belo Horizonte: Na capital de Minas Gerais, o recorde recente de 34,4°C, registrado em 3 de setembro, pode ser igualado ou superado na sexta-feira (27) com previsão de 34°C.
  • Campo Grande: A capital sul-mato-grossense pode experimentar uma nova máxima de 39°C nesta quarta-feira, superando o recorde de 39,8°C registrado em 24 de setembro.
  • Brasília: A capital federal, que registrou 33,5°C em 23 de setembro, pode ver essa marca ser superada também nesta quarta-feira com termômetros apontando até 34°C.

Onda de calor vai até quando?

A nova onda de calor que começou na segunda-feira (23) e deve se estender até pelo menos a próxima sexta-feira (27) é causada por uma massa de ar quente estacionada sobre a faixa central do país. Esta massa dificulta a passagem das chuvas, favorecendo as altas temperaturas.

Região Sul

Enquanto as demais regiões se preparam para o calor, o Sul do Brasil deve continuar enfrentando temporais. O sul do Rio Grande do Sul é a área mais afetada, com volumes de chuva que podem superar os 100 milímetros por dia, aumentando o risco de transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.

Publicidade

Chuvas na primavera

De acordo com os meteorologistas, o calor deve persistir pelo menos até a primeira quinzena de outubro. No entanto, há a expectativa de que as chuvas regulares voltem ao longo da primavera, proporcionando algum alívio.

Em outubro, a chuva deve ser mais constante na faixa que vai do Paraná até São Paulo, passando pelo sul de Goiás e estendendo-se até boa parte do Amazonas e do Acre.

Já em novembro, as chuvas devem retornar para o restante do Sudeste e Centro-Oeste, assim como para o norte do Amazonas, Roraima e o sul do Pará. E para dezembro, a expectativa é de que as chuvas cheguem ao sul da Bahia, Tocantins e Pará.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.