MAIS TENSÃO

Bombardeios no Líbano deixam vítimas na cidade de Shebaa

Ao menos nove pessoas foram mortas na cidade, localizada na região sul do território libanês. Entre as vítimas, estão quatro crianças. As informações foram confirmadas pelo prefeito da cidade, Mohammad Saab

Bombardeios no Líbano deixam vítimas na cidade de Shebaa
Conflito entre o grupo Hezbollah e Israel vemse intensificando nos últimos dias – Crédito: Chris McGrath/Getty Images

Em mais um dia de bombardeios, ao menos nove pessoas foram mortas na cidade de Shebaa, na região sul do Líbano. Entre as vítimas, estão quatro crianças. As informações foram confirmadas pelo prefeito da cidade, Mohammad Saab.

Publicidade

Detalhes dos bombardeios na cidade

Segundo a agência Reuters, as nove pessoas mortas pertenciam à mesma família. O ataque israelense ocorreu por volta das 3 horas da manhã desta sexta-feira (27), horário local (21h de Brasília). A intensidade e o horário do ataque deixaram a população em estado de choque.

As Forças de Defesa de Israel relataram a identificação de aproximadamente dez mísseis cruzando a fronteira a partir do Líbano. Parte desses mísseis foi interceptada, enquanto outra parte caiu em áreas abertas em Haifa, sem causar maiores danos.

Impacto regional e resposta internacional

Em outra ação, as forças israelenses eliminaram cinco soldados sírios em um bombardeio na região fronteiriça entre o Líbano e a Síria, conforme anunciado pela agência de notícias estatal da Síria. Essas ações têm causado repercussões significativas e gerado preocupação global.

  • Familiares confirmam a morte de segunda vítima brasileira no Líbano;
  • Ataques levantam questões sobre a escalada do conflito no Oriente Médio.;
  • Resposta internacional busca mediação para a redução das hostilidades.

Contexto histórico

A história dos conflitos no Oriente Médio é extensa, com raízes que remontam várias décadas. Primeiramente, a tensão atual entre Israel e seus vizinhos (Líbano e Síria) pode ser entendida dentro do contexto mais amplo das disputas territoriais, religiosas e políticas na região.

Publicidade

O envolvimento do Hezbollah, um grupo xiita militante e político baseado no Líbano, tem sido um fator crítico nas relações entre Israel e Líbano. Além disso, o Hezbollah possui vínculos estreitos com o governo sírio, complicando ainda mais as dinâmicas regionais e aumentando o risco de confrontos.

Perspectivas futuras

As Nações Unidas e outros organismos internacionais têm tentado mediar o conflito, com o objetivo de evitar mais perdas de vidas humanas e danos materiais. As especulações sobre as possíveis soluções envolvem negociações de cessar-fogo, discussões sobre acordos territoriais e o papel de potências externas na estabilização da região.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Israel Defense Forces (@idf)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.