O Banco Central do Brasil informa que hoje, dia 16 de outubro de 2024, encerra-se o prazo para que os cidadãos resgatem os valores esquecidos em bancos ou outras instituições financeiras. Segundo dados da autoridade monetária, ainda há R$ 8,59 bilhões disponíveis para serem recuperados pelo público no Sistema de Valores a Receber (SVR).
O último balanço informou que R$ 8,51 bilhões ainda estão disponíveis para resgate, conforme atualização mais recente. O prazo inicial para resgate de valores esquecidos era de 30 dias, mas foi estendido até 16 de outubro após a sanção da Lei 14.973/24 no dia 16 de setembro de 2024.
Portanto, é importante que os titulares verifiquem seus direitos antes que os recursos sejam direcionados ao governo.
Como Realizar Consulta e Resgatar os Valores
Para saber se você tem direito a valores esquecidos, é necessário acessar o site oficial do Banco Central, dedicado exclusivamente para essa finalidade. O procedimento de consulta é realizado através do seguinte site: valoresareceber.bcb.gov.br. Abaixo encontram-se os passos para checar se há valores a serem resgatados:
- Acesse a opção “Consulte valores a receber” no site;
- Preencha os campos com os dados pessoais solicitados;
- Clique na opção “Consultar” e verifique a existência de valores;
- Caso haja montantes a receber, proceda para “Acessar o SVR”.
É importante ressaltar que é necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro para fazer login no sistema e acessar os detalhes. Após a consulta, será gerada uma data de agendamento específica, baseada na data de nascimento do titular ou na data de criação no caso de empresas, para efetuar a transferência dos recursos.
Agendamento e Transferência dos Valores
No dia agendado, os interessados devem retornar ao site do SVR usando as credenciais gov.br para verificar o valor disponível e solicitar a transferência. Caso a data de agendamento seja perdida, o usuário pode acessar novamente o site e solicitar um novo acesso, que será agendado pelo sistema com uma nova data.
Para completar o processo de resgate, é necessário fornecer uma chave PIX válida, pois o sistema do Banco Central requer esse meio para efetuar a devolução dos valores.
Informações sobre o Sistema de Valores a Receber (SVR)
O SVR é um serviço proporcionado pelo Banco Central que permite a consulta de valores esquecidos em diversas instituições financeiras, abrangendo contas bancárias, consórcios, entre outros. O sistema é acessível tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas, e ainda prevê o acesso a valores de contas de pessoas falecidas por seus herdeiros.
Valores Esquecidos: Consequências do Não Resgate
Uma lei aprovada recentemente autoriza o governo a incorporar os valores não reclamados ao Tesouro Nacional após o prazo final de 16 de outubro de 2024. Portanto, é de suma importância que os titulares verifiquem seus direitos antes que os recursos sejam direcionados ao governo.
O Banco Central reafirma a necessidade de agir rapidamente para garantir o recebimento dos valores esquecidos, lembrando que a consulta e preenchimento dos dados devem ser feitos com atenção para evitar complicações futuras.
Siga a gente no Google Notícias