sete meses no espaço

Tripulação da Missão Crew-8, da SpaceX, retorna à Terra; confira os detalhes da chegada

A missão Crew-8, conduzida pela SpaceX, completou sua jornada de retorno à Terra nesta sexta-feira (25), pousando por volta das 4h30.

A missão Crew-8, conduzida pela SpaceX, completou sua jornada de retorno à Terra nesta sexta-feira (25), pousando por volta das 4h30 (horário de Brasília). A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) transmitiu a chegada ao vivo pelo seu canal no YouTube, com imagens do pouso controlado no Oceano Atlântico.

Publicidade

A espaçonave havia se desacoplado da Estação Espacial Internacional (ISS) na última quarta-feira (23), transportando três astronautas da Nasa e um cosmonauta da Roscosmos, a agência espacial russa. A Crew-8 encerra, assim, uma missão essencial para o progresso de pesquisas científicas na órbita terrestre, coletando dados que visam melhorar as condições de exploração espacial no futuro.

Missão de sete meses e experimentos biológicos

Lançada no dia 4 de março de 2024, a Crew-8 foi a oitava parceria da SpaceX com a Nasa em viagens comerciais para a ISS. Durante os sete meses no espaço, os astronautas americanos Matt Dominick, Mike Barratt e Jeanette Epps, junto ao cosmonauta Alexander Grebenkin, realizaram uma série de experimentos centrados em saúde humana e biologia, buscando avanços para a exploração de áreas além da órbita baixa da Terra.

Publicidade

Importante ressaltar que esta missão não está associada à Crew-9, que envolve outra tripulação enviada à ISS pela cápsula Starliner, da Boeing. Os tripulantes da Crew-9 permanecerão na estação até o início de 2025, quando está previsto o retorno deles à Terra.

Ao longo da estadia, a equipe da Crew-8 contribuiu significativamente para as pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à saúde em ambientes de microgravidade. A Nasa e a SpaceX planejam expandir essas missões, considerando que os dados coletados são cruciais para uma futura exploração em locais mais distantes, incluindo, possivelmente, missões à Lua e a Marte.

Leia também: NASA oferece US$ 17 mi para quem solucionar problema que afeta missões à Lua

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.