MAIS TENSÃO

Israel ataca o sul de Beirute pela primeira vez em quase uma semana, afirma mídia libanesa

Israel ataca o sul de Beirute pela primeira vez em quase uma semana, afima mídia libanesa
Israel realiza ataques aos subúrbios de Beirute, capital do Líbano – Crédito: Getty Images

O exército de Israel fez ataques aéreos aos subúrbios do sul de Beirute pela primeira vez em quase uma semana nesta sexta-feira (1º), segundo informações da mídia estatal libanesa.

Publicidade

A agência de notícias estatal NNA afirmou que os “ataques intensos” causaram “destruição massiva nas áreas-alvo, com dezenas de edifícios nivelados ao chão”.

Na quinta-feira (31), as Forças de Defesa de Israel prometeram que irão revidar os ataques a Israel feitos pelo Hezbollah e disseram aos moradores para deixarem vários edifícios no sul da capital libanesa, que é um reduto do grupo.

Hezbollah ataca Israel

Quatro trabalhadores tailandeses e um israelense foram mortos por disparos de foguetes em Metula, perto da fronteira com o Líbano, disseram autoridades. Outro ataque perto da cidade de Haifa matou duas pessoas, de acordo com as Forças de Defesa de Israel.

O Hezbollah é uma organização político-militar libanesa que exerce influência significativa no cenário regional. Apoiada pelo Irã, a entidade tem sido um ator central nas disputas com Israel, especialmente em áreas fronteiriças.

Publicidade

Os recentes disparos de foguetes contra território israelense, atribuídos ao Hezbollah, agravaram ainda mais o clima de hostilidade.

Números do conflito

O conflito no Líbano aumentou dramaticamente nas últimas cinco semanas, com a maioria das 2.800 mortes relatadas pelo Ministério da Saúde libanês nos últimos 12 meses ocorrendo nesse período.

Como a comunidade internacional tem reagido?

A diplomacia internacional desempenha um papel crucial na tentativa de mediação do conflito. Os Estados Unidos, em particular, têm liderado esforços para facilitar um acordo de cessar-fogo entre as partes envolvidas.

Publicidade

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na quinta-feira que Israel e o Líbano estavam se movendo em direção a entendimentos sobre o que é necessário para implementar uma resolução da ONU que seria a base para encerrar o conflito atual. As informações são da CNN.

Os ataques desta sexta seguiram uma nova tentativa de diplomacia liderada pelos EUA com o objetivo de obter um cessar-fogo em Gaza e no Líbano para interromper mais de um ano de combates entre Israel e os grupos apoiados pelo Irã, Hamas e Hezbollah.

Leia mais: Israel conforma morte de possível sucessor de líder do Hezbollah 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.