Estudantes de Lizarda, no leste do Tocantins, passaram por uma situação inesperada a caminho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3). O ônibus escolar que levava o grupo para o local de prova, na cidade vizinha de Novo Acordo, atolou em uma estrada de terra, obrigando os alunos a descerem para empurrá-lo e liberar o caminho.
As imagens do momento foram gravadas pelos próprios estudantes e mostram o grupo unido na parte traseira do ônibus, tentando tirá-lo da lama. Amanda Reis, que concluiu o ensino médio e realiza o Enem neste ano, estava no veículo e descreveu o cenário ao g1. Segundo ela, o ônibus atolou já na metade do trajeto, intensificando a tensão entre os candidatos.
Estradas precárias e incerteza marcam trajeto para o Enem
Estudar em Lizarda tem seus desafios, principalmente pelo estado das estradas. Amanda destacou o nervosismo do grupo ao enfrentar o contratempo. “Lizarda é uma cidade do interior bem distante, as estradas são bem precárias. Essa situação bem no dia do Enem acaba desanimando nós estudantes. Passar por essa situação foi bem angustiante e estressante, pois fiquei com medo de perder a prova que decidirá o meu futuro“, afirmou a jovem ao g1.
O ônibus saiu de Lizarda às 3h40, mas apenas às 6h50 os alunos conseguiram superar o atoleiro. Eles chegaram ao destino, Novo Acordo, por volta das 8h30 — a tempo de realizar a prova, que tem início às 13h30.
Segundo Amanda, os candidatos de Lizarda enfrentam longas viagens porque a cidade não conta com aplicação do Enem. O transporte até Novo Acordo, oferecido pelo município, representa a melhor alternativa para os estudantes. Ela ainda explicou que, embora a capital Palmas também seja uma opção, “como Novo Acordo é mais perto, optamos por lá”.
Leia também: 5 alunos podem ser expulsos da USP após acusações de antissemitismo
Siga a gente no Google Notícias