5h30 de prova

Enem 2024 começa hoje para mais de 4 milhões de inscritos; confira horários e dicas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mobiliza, neste domingo (3), mais de 4,3 milhões de inscritos em todo o Brasil.
Provas de linguagens, ciências humanas e a redação acontecem neste domingo (3) – Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mobiliza, neste domingo (3), mais de 4,3 milhões de inscritos em todo o Brasil. Os portões dos locais de prova fecham às 13h, e o exame começa às 13h30. Este primeiro dia traz uma maratona de 5h30 para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.

Publicidade

Os candidatos devem checar o local de prova por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda que todos imprimam o cartão, embora ele não seja obrigatório para entrada.

Primeiro dia: provas de linguagens e ciências humanas

O primeiro dia do Enem conta com 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). A redação, que equivale a 20% da nota final, exige um texto dissertativo-argumentativo com tema divulgado apenas no início da prova.

Na correção, dois avaliadores independentes atribuem notas entre 0 e 200 em cinco competências. Essas incluem desde o domínio da língua portuguesa até a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado. A nota final reflete a média ponderada entre as notas dos corretores.

O que levar e o que evitar

Os estudantes devem portar documento de identidade válido, além de caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. Entre os documentos aceitos estão cédulas de identidade, passaporte, CNH e Carteira de Trabalho. Também são permitidos documentos digitais com foto, como o e-Título e a CNH digital, desde que acessados pelo aplicativo oficial.

Publicidade

O Inep reforça que alguns itens são proibidos. Entre eles estão celulares, relógios, bonés e óculos escuros, que devem ser guardados no envelope porta-objetos fornecido no local. Bebidas alcoólicas e cigarros são igualmente vetados.

Divulgação dos resultados

O gabarito oficial será publicado pelo Inep até 20 de novembro, e o resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2025. O cálculo da nota segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que leva em conta fatores como a dificuldade das questões e a consistência de acertos do candidato, premiando o domínio sobre conteúdos mais complexos.

Nota do Enem abre portas em diversas frentes

A nota do Enem permite o ingresso em universidades públicas por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e a obtenção de bolsas em instituições privadas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos). Estudantes também podem usar o resultado para obter financiamento no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Publicidade

O exame também é aceito em 35 instituições de ensino superior de Portugal, graças a convênios firmados entre o Inep e instituições portuguesas.

Perfil dos candidatos e curiosidades sobre o Enem

Segundo o MEC (Ministério da Educação), mulheres representam 60,6% dos inscritos confirmados, enquanto os homens são 39,4%. Entre os candidatos, 1,8 milhão se declarou pardo, 1,7 milhão branca e 533 mil preta. A maioria dos participantes já concluiu o ensino médio, mas cerca de 1,6 milhão ainda está no último ano.

Em relação ao crescimento e adaptações do Enem ao longo dos anos, destaca-se a expansão do exame como porta de acesso ao ensino superior e o planejamento de um “Novo Enem” a partir de 2025, com questões discursivas e maior flexibilidade.

Publicidade

Logística e segurança do exame

O Inep imprimiu cerca de 9 milhões de provas para o Enem deste ano, distribuídas em mais de 1.700 municípios. Para garantir segurança e fluidez, 140 mil salas de aula foram preparadas, com apoio de cerca de 300 mil colaboradores e mais de 60 carretas para o transporte de malotes.

O Enem se firmou, ao longo de mais de duas décadas, como a principal avaliação de acesso ao ensino superior no Brasil. A prova reflete não apenas o domínio de conteúdo dos estudantes, mas também um grande esforço logístico nacional, com desafios e expectativas renovados a cada edição.

Leia também: 5 alunos podem ser expulsos da USP após acusações de antissemitismo

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.