Rio Grande do Sul enfrenta dias de clima imprevisível

Rio Grande do Sul enfrenta dias de clima imprevisível
Rio Grande do Sul enfrenta dias de clima imprevisível – Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

O início da semana no Rio Grande do Sul será marcado pela chegada de uma frente fria. O dia começará com sol em diversas regiões do estado, mas a nebulosidade aumentará gradualmente, trazendo chuva para pontos do Oeste e do Sul. Da tarde para a noite, a instabilidade se expandirá para a maioria das regiões, exceto em partes do Noroeste e do Norte gaúcho.

Publicidade

Com a chegada da frente fria, a temperatura no início da semana será elevada, especialmente no Noroeste, Norte e Centro, bem como nas áreas da Grande Porto Alegre e no Litoral Norte, onde as temperaturas podem variar entre 32ºC e 35ºC. Esta situação meteorológica reflete uma característica comum no estado, onde as condições climáticas podem mudar rapidamente ao longo do dia.

Como o clima mudará ao longo da semana?

Nesta terça-feira, a frente fria irá se concentrar na Metade Norte do Rio Grande do Sul, provocando chuva especialmente nas primeiras horas do dia. No entanto, a frente se afastará ao longo do dia, permitindo que o tempo firme predominante no Oeste e Sul também se estenda às demais regiões. Este movimento trará um declínio nas temperaturas, proporcionando um clima mais agradável.

A partir de quarta-feira, o sol será predominante em todo o estado. Sob a influência de ar frio e vento calmo, as madrugadas de novembro poderão ser bastante frias, com temperaturas abaixo de 5ºC nos Campos de Cima da Serra. Estes dias frios e secos evidenciam a diversidade climática do estado, que é capaz de passar de um extremo ao outro em pouco tempo.

Mais de 900 municípios em alerta: Ventos de até 60 km/h e chuvas intensas
Nuvens de chuva – Créditos: depositphotos.com / gyn9037

Qual a previsão para o final de semana?

O final de semana será caracterizado por um aumento significativo das temperaturas. Entre quinta e sábado, a massa de ar frio cederá lugar a um ar quente que começará a ingressar na região. Embora a quinta-feira ainda possa trazer madrugadas frias, as tardes de sexta e sábado serão marcadas por calor intenso, especialmente no sábado.

Publicidade

Durante o sábado, máximas podem ultrapassar os 35ºC em diversas cidades gaúchas, atingindo valores de até 38ºC em determinados municípios. Este calor intenso é típico dos meses de transição no Rio Grande do Sul, quando o clima oscila entre o fim do inverno e a plena chegada do verão.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.