reunião de aliados

Trump e Milei se reúnem pela primeira vez após eleições nos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o líder argentino Javier Milei em um evento no resort Mar-a-Lago, na Flórida.
O presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, durante o evento conservador America First Policy Institute Gala – Crédito: Reprodução

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o líder argentino Javier Milei nesta quinta-feira (14) em um evento no resort Mar-a-Lago, na Flórida. O encontro ocorreu durante um jantar de gala promovido pelo Instituto de Política América Primeiro, que reuniu aliados e apoiadores do ex-presidente republicano.

Publicidade

Durante o evento, Milei discursou em espanhol, destacando a vitória de Trump nas recentes eleições norte-americanas. O argentino afirmou que “o vento da liberdade está soprando primeiro com a eleição de um libertário na Argentina e agora com a eleição de Donald Trump, que ao sobreviver de um atentado viveu um milagre”. O empresário Elon Musk, que também estava presente, foi saudado por Milei durante sua fala.

Já Trump agradeceu ao discurso do líder argentino e elogiou sua postura política. “Milei é uma pessoa MAGA”, declarou o republicano, fazendo alusão ao movimento “Make America Great Again” (Torne a América Grande Novamente). Em sua fala, Trump também abordou a formação de sua nova administração.

Milei busca aproximação comercial com os EUA

Milei viajou aos Estados Unidos acompanhado de sua irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, e do chanceler Gustavo Werthein. Este foi o primeiro encontro presencial entre Trump e Milei desde a vitória do republicano nas eleições americanas, marcando também a primeira reunião de Trump com um chefe de Estado estrangeiro após o pleito.

Publicidade

Na quarta-feira (13), em entrevista à Rádio Rivadavia, Milei revelou seus planos de avançar em um acordo de livre comércio entre a Argentina e os Estados Unidos. “Nós acreditamos que nesta posição podemos avançar em maiores acordos comerciais com os Estados Unidos, da mesma maneira em que estamos avançando muito fortemente com a China”, disse ele.

Antes do encontro em Mar-a-Lago, Milei e Trump já haviam conversado por telefone. Segundo o argentino, a conversa de 11 minutos reforçou a proximidade entre os dois líderes. “Ele disse que eu não estaria mais sozinho, que ele iria me acompanhar, que juntos vamos fazer a América e a Argentina grandes novamente e que eu era seu presidente favorito. Isso fez eu me sentir muito honrado”, relatou Milei.

Leia também: Nicolás Maduro pede que espírito de Maradona assombre Milei

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.