Um avião da Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, caiu na madrugada desta quarta-feira (25), próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Segundo agências russas, a informação foi divulgada pelo Ministério de Emergências do Cazaquistão e confirmada pela agência de notícias Reuters.
A aeronave, um Embraer 190 fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), fazia o voo J2-8243 e teve sua queda registrada em vídeo. De acordo com as autoridades, o avião saiu de Baku, capital do Azerbaijão, e seguia para Grózni, na Rússia, mas foi forçado a realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau.
Até o momento, foram confirmados 32 sobreviventes, sendo que 29 permanecem hospitalizados, conforme informações da Associated Press. O número de mortos não é oficial. A Associated Press indica que há mais de 30 mortos no acidente, enquanto a Al Jazeera aponta quatro óbitos.
Ver essa foto no Instagram
O que levou o avião a cair?
De acordo com um comunicado de um órgão de aviação russo, uma colisão com um pássaro teria levado o piloto a realizar um pouso de emergência. Um vídeo mostrou o momento em que o avião pegava fogo antes de atingir o solo.
As autoridades do Cazaquistão informaram que uma comissão governamental foi criada para investigar as causas do acidente. Representantes do governo viajaram ao local para garantir apoio às vítimas e suas famílias. Além disso, o país afirmou estar cooperando com o Azerbaijão nas apurações.
Dos 67 ocupantes da aeronave, 62 eram passageiros e cinco, tripulantes. Entre os feridos, pessoas foram vistas saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta.
Bombeiros locais controlaram o incêndio após o impacto, e os sobreviventes foram encaminhados para hospitais próximos.
Putin manifesta condolências
O presidente russo Vladimir Putin enviou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pela tragédia. Segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, Aliyev deixou uma cúpula em São Petersburgo após ser informado do acidente.
“Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau“, disse Peskov. “Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver“, acrescentou.
Leia também: Tumbas de nômades de até 500 d.C. são encontradas no Cazaquistão
Siga a gente no Google Notícias