O metapneumovírus humano (HMPV) tem chamado atenção nas últimas semanas devido ao aumento de infecções respiratórias na China durante o inverno. Esse vírus pode provocar doenças respiratórias tanto em crianças quanto em adultos. De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, houve um aumento nos casos de HMPV recentemente, acompanhando o aumento de outras infecções respiratórias comuns, como a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que, apesar do aumento dos casos, a situação hospitalar na China está sob controle. “Os níveis relatados de infecções respiratórias na China estão dentro da faixa normal. É o que esperaríamos ver para a temporada de inverno”, explicou Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial da Saúde, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (7). “Em relação ao metapneumovírus humano, não é um vírus novo”, diz Harris. “Foi identificado pela primeira vez em 2001. Está na população humana há muito tempo. É um vírus comum que circula no inverno e na primavera.”
Qual é a extensão da propagação do HMPV?
Nos Estados Unidos, o CDC monitora o HMPV assim como outros vírus respiratórios. Embora o número de casos tenha aumentado, a proporção de testes positivos para HMPV ainda é menor se comparada a vírus como a gripe e a Covid-19. De acordo com as estatísticas, cerca de 10% a 12% das infecções respiratórias em crianças nos EUA podem ser atribuídas a esse vírus.
Os sintomas do HMPV incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar, e o vírus se espalha similarmente aos outros vírus respiratórios, através de gotículas de tosse ou espirro e contato com superfícies contaminadas. Em geral, as infecções por HMPV são leves, mas podem ser mais severas para aqueles com sistema imunológico comprometido.
Como prevenir e tratar o metapneumovírus?
A prevenção do HMPV segue padrões semelhantes aos de outros vírus respiratórios: manter boas práticas de higiene, evitar contato próximo com pessoas doentes e usar máscaras em ambientes lotados. Para a maioria das pessoas, as infecções causadas por esse vírus são solucionadas com repouso e hidratação.
Não existem vacinas específicas para o HMPV, e o tratamento com antibióticos não é eficaz, pois se trata de uma infecção viral. Em casos de sintomas mais graves, é essencial procurar atendimento médico para evitar complicações. Especialistas destacam a importância do cuidado ao lidar com grupos vulneráveis, como idosos e recém-nascidos.
Por que o HMPV se espalha mais após o fim do ano?
O crescimento nos casos de infecções virais após o período de festas é comum, já que a interação social aumenta nesse período, facilitando a propagação de vírus como o HMPV. Além disso, durante o inverno, as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados, aumentando o risco de transmissão.
You may have seen news stories about human metapneumovirus virus (hMPV) cases in China. We routinely monitor this virus & our data shows that it is currently following its usual seasonal pattern in the UK.
See the latest data in our regular report: https://t.co/N9O0mhu3Sy
1/2 pic.twitter.com/xDQc2d6BKO— UK Health Security Agency (@UKHSA) January 7, 2025
Leia também: Estresse, sedentarismo e má alimentação: confira os principais vilões da nossa saúde
Siga a gente no Google Notícias