Encaminhadas a um hospital

Hamas liberta primeiras reféns israelenses após cessar-fogo; veja quem são

O acordo, que envolve também a troca de reféns por prisioneiros palestinos, marca um momento crítico no conflito.
As três reféns, Romi Gonen (24), Doron Steinbrecher (31) e Emily Damari (28), foram retiradas de Gaza e levadas de helicóptero para um hospital no sul de Israel – Crédito: Reprodução/X

Três mulheres que estavam em poder do Hamas foram libertadas na manhã deste domingo (19), horas depois de um cessar-fogo ser implementado entre Israel e o grupo. O acordo, que envolve também a troca de reféns por prisioneiros palestinos, marca um momento crítico no conflito.

Publicidade

As três reféns, Romi Gonen (24), Doron Steinbrecher (31) e Emily Damari (28), foram retiradas de Gaza e levadas de helicóptero para um hospital no sul de Israel, próximo à fronteira com a Faixa de Gaza.

Quem são as reféns libertadas?

Romi Gonen foi capturada em 7 de outubro de 2023, enquanto participava do festival de música Nova. Na ocasião, ela tinha 23 anos e foi baleada na mão durante o ataque.

Doron Steinbrecher, enfermeira veterinária, foi sequestrada de seu apartamento no kibutz Kfar Aza, próximo à fronteira com Gaza. Um vídeo divulgado pelo Hamas em janeiro de 2024 mostrou Doron ao lado de outras reféns.

Emily Damari, que possui cidadania dupla israelense e britânica, foi levada de casa em Kfar Aza no mesmo ataque. Sua mãe, Mandy Damari, relatou que Emily foi baleada na mão, sofreu ferimentos por estilhaços na perna, foi vendada e transportada para Gaza no porta-malas de seu próprio carro. Emily era a última cidadã britânica ainda mantida pelo Hamas.

Atraso no início do cessar-fogo

O início da trégua, previsto para as 08h30 no horário local (03h30 em Brasília), foi adiado por Israel, que acusou o Hamas de não entregar a lista completa com os nomes dos reféns. O cessar-fogo começou por volta das 11h30 em Israel (06h30 em Brasília), três horas após o horário anunciado.

Desde 7 de outubro de 2023, 251 pessoas foram sequestradas por militantes liderados pelo Hamas. Atualmente, o grupo mantém 94 reféns. Desses, 81 são homens e 13 são mulheres, sendo que dois têm cinco anos ou menos. Há 34 reféns considerados mortos, embora autoridades israelenses alertem que o número pode ser maior.

Mais cedo neste domingo, Israel divulgou uma lista com nomes e fotos de 33 reféns que devem ser libertados nesta primeira fase do acordo com o Hamas.

Publicidade

Leia também: Confira detalhes do histórico acordo de cessar-fogo em Gaza

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.