primeira fase do acordo

Cessar-fogo em Gaza entra em vigor; Israel lista 33 reféns a serem libertados

O governo de Israel publicou neste domingo (19) os nomes dos 33 reféns que serão libertados na primeira fase do cessar-fogo.
Divulgação de Israel com nomes e imagens dos reféns que serão libertos na primeira fase do acordo com o Hamas – Crédito: Reprodução/X

O governo de Israel publicou neste domingo (19) os nomes dos 33 reféns que serão libertados na primeira fase do cessar-fogo, implementado após intensas negociações. A lista inclui crianças, mulheres e cidadãos com dupla nacionalidade.

Publicidade

A divulgação foi feita na rede social X, antiga Twitter, por meio de uma postagem oficial do Ministério das Relações Exteriores de Israel. O gráfico publicado traz nomes e fotos das pessoas que se encontram sob custódia do grupo Hamas, mas não informa claramente quantos dos reféns estão vivos.

Quem são os reféns a serem libertados?

Entre os 33 nomes, 31 foram capturados em Israel no dia 7 de outubro de 2023, durante o ataque surpresa do Hamas. Os outros dois reféns, Avera Mengistu e Hisham Al Sayed, estão em poder do grupo desde 2014 e 2015, respectivamente.

A lista inclui as crianças mais jovens mantidas como reféns: Kfir Bibas, de dois anos, e seu irmão, Ariel Bibas, de cinco. Ambos estavam com sua mãe, Shiri Silberman Bibas, no momento do sequestro. Também foram mencionados dois cidadãos com dupla nacionalidade israelense e americana, Sagui Dekel-Chen e Keith Siegel, que se acredita estarem vivos.

Por outro lado, outros cidadãos americanos de origem israelense não aparecem na lista. Um exemplo é Edan Alexander, soldado israelense considerado vivo, mas ainda em poder do Hamas. Já quatro reféns com a mesma dupla nacionalidade – Itay Chen, Omer Neutra, Gadi Haggai e Judih Weinstein Haggai – foram confirmados como mortos e não constam entre os libertados.

Publicidade

Confira a lista completa dos reféns anunciados para a primeira fase de libertação:

  1. Liri Albag
  2. Itzhik Elgarat
  3. Karina Ariev
  4. Ohad Ben-Ami
  5. Ariel Bibas
  6. Yarden Bibas
  7. Kfir Bibas
  8. Shiri Silberman Bibas
  9. Agam Berger
  10. Romi Gonen
  11. Danielle Gilboa
  12. Emily Damari
  13. Sagui Dekel-Chen
  14. Yair Horn
  15. Omer Wenkert
  16. Alexander (Sasha) Troufanov
  17. Arbel Yehud
  18. Ohad Yahalomi
  19. Eliya Cohen
  20. Or Levy
  21. Naama Levy
  22. Oded Lifshitz
  23. Gadi Moshe Moses
  24. Avera Mengistu (mantido desde 2014)
  25. Shlomo Mansur
  26. Keith Siegel
  27. Tsahi Idan
  28. Ofer Calderon
  29. Tal Shoham
  30. Doron Steinbrecher
  31. Omer Shem-Tov
  32. Hisham Al Sayed (mantido desde 2015)
  33. Eli Sharabi

O cessar-fogo prevê uma pausa temporária no conflito para facilitar a troca de reféns por prisioneiros palestinos. Contudo, não está claro se a medida será prorrogada além dos dias inicialmente acordados.

Leia também: Confira detalhes do histórico acordo de cessar-fogo em Gaza

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.