troca de reféns

Israel libertará 737 presos na primeira etapa de cessar-fogo em Gaza, diz governo

Israel anunciou que 737 prisioneiros serão libertados, marcando o início do acordo de cessar-fogo e troca de reféns mediado pelo Catar.
Local em que reféns palestinos são mantidos em Israel – Crédito: Televisão Central da China/Reprodução

Israel anunciou que 737 prisioneiros serão libertados neste sábado (18), marcando o início do acordo de cessar-fogo e troca de reféns mediado pelo Catar. A decisão, aprovada pelo governo israelense, foi confirmada pelo Ministério da Justiça do país.

Publicidade

Israel inicia acordo com Hamas e detalha troca de reféns

De acordo com o anúncio oficial, a troca começa no domingo (19), quando o Hamas libertará 33 reféns em troca de prisioneiros palestinos, como parte da primeira fase. Os detalhes das etapas futuras ainda não foram divulgados.

Aconselhamos os habitantes a tomarem precauções, exercerem a máxima cautela e aguardarem instruções de fontes oficiais”, afirmou Majed Al Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, em publicação na plataforma X.

Em coletiva de imprensa, o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani, destacou que o objetivo do acordo é estabelecer uma trégua duradoura entre Israel e o Hamas.

Conflito e crise humanitária na Faixa de Gaza

O conflito na Faixa de Gaza intensificou-se desde 2023, quando o Hamas invadiu Israel, resultando em 1.200 mortos, segundo dados israelenses, e dezenas de reféns. Em resposta, o Exército de Israel realizou uma série de ataques aéreos e incursões terrestres no território palestino, prometendo enfraquecer o grupo e resgatar as pessoas capturadas.

A situação humanitária na região é crítica. A ONU e organizações humanitárias alertaram para a escassez de alimentos e medicamentos, além do deslocamento forçado de milhares de pessoas.

Publicidade

Leia também: Governo americano aponta progresso em negociações para cessar-fogo em Gaza

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.