Ícone do site

55% dos brasileiros não querem uma arma de fogo em casa

Published 02/05/2022
55% dos brasileiros não querem uma arma de fogo em casa

O atual presidente do Brasil é simpatizante do uso de armas de fogo (Crédito: Bruna Prado/Getty Images)

Uma pesquisa realizada pelo PoderData constatou que 55% dos brasileiros não querem armas de fogo em casa. Outros 32% gostariam de poder usar armas para defesa pessoal. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

É o que diz a pesquisa feita, com recursos próprios, pelo grupo Poder360 Jornalismo, na qual foram realizadas 3.000 entrevistas em 283 municípios de todo o país. Os dados foram coletados, por telefone, num período de dois dias, entre 24 e 26 de abril de 2022.

Dentre os entrevistados, 10% disseram ter pelo menos uma arma de fogo em casa, enquanto 4% das pessoas ouvidas não souberam opinar.

*Por conta de alguns arredondamentos, a soma de alguns resultados pode não ser exatamente 100.

A pesquisa também aponta recortes de gênero, renda e escolaridade:

Outro número interessante da pesquisa PoderData está na relação de idade entre entrevistados. Os mais jovens (16 anos ou mais) são os que mais rejeitam a ideia do armamento. 67% destes jovens dizem não querer adquirir uma arma de fogo.

Armas de Fogo x Aprovação de Bolsonaro

Entre os entrevistados que encaram o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) como “bom” ou “ótimo”, a taxa dos que já têm uma arma é de 19%. Enquanto de todos os que avaliam o governo como “péssimo” ou “ruim”, 72% não desejam o equipamento.

 

 

 

 

Sair da versão mobile