Altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar: o Brasil passa por uma onda de calor inédita para este mês de setembro em pleno final de inverno.
Todas as regiões do país estão sendo afetadas por uma grande “bolha” de ar quente e seco que impede a entrada de ondas de frio e causa altas temperaturas, especialmente estados e capitais do Centro Oeste e Sudeste Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve persistir até o início da semana que vem.
São Paulo, por exemplo, uma das capitais brasileiras mais frias, pode superar o recorde registrado de 17 de outubro de 2014, quando os termômetros marcaram 37,8ºC. Neste domingo (17), a capital paulista teve o seu dia mais quente de 2023: 33,9°C. Já para o próximo domingo, o instituto prevê 36°C com umidade relativa do ar de 20% na cidade.
Veja dicas para combater o calor:
1- Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa;
2- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia;
3- Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
4- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem inicialmente refrescar, mas também desidratam;
5- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
6- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
7- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
⚠️ #Atenção: Previsão de onda de calor, até domingo (24), em áreas de MT, PA, TO, GO, MG, RJ, SP, PR e em todo o MS. A temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período superior a 5 dias.
🔴 Confira o aviso vermelho 👉 https://t.co/LNgtylHPJS#ondadecalor #previsão pic.twitter.com/Ws8hiVuF7S
— INMET (@inmet_) September 20, 2023