O presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou à CNN que irá realizar novos exames para definir se será necessário fazer uma cirurgia para tratar sua obstrução intestinal.
Porém, com base nos relatos e resultados de exames que o médico de Bolsonaro Antônio Luiz Macedo, recebeu, ele disse que, “Provavelmente, não será necessário cirurgia“. “O quadro é semelhante ao da última vez”.
Macedo ainda afirmou que só vai saber dizer sobre a possibilidade de uma nova cirurgia, após avaliar Bolsonaro, mas que até o momento, os exames mostram uma situação parecida com a da última internação em julho de 2021.
A primeira-dama Michelle Bolsonaro, publicou em suas redes sociais: “Agradeço as orações e as mensagens de carinho recebidas pela internação do Jair decorrente do atentado que sofreu em 2018. Sequela que levaremos para o resto de nossas vidas”.
Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a madrugada desta segunda-feira (3), após apresentar dores abdominais.
Bolsonaro disse em suas redes sociais que passou mal após o almoço de domingo (2).
Ele chegou ao hospital na capital paulista às 03h da madrugada, e precisou colocar uma sonda nasogástrica.
O hospital, em um boletim, confirmou o quadro de obstrução intestinal e disse que o presidente não tem previsão de alta.
O presidente será reavaliado nesta segunda-feira (3), em um boletim divulgado pela equipe de Antônio Luiz Macedo.
O médico responsável por Bolsonaro, estava de férias em Bahamas e voltará para o Brasil às 15h de hoje.
Bolsonaro já precisou ser internado outras cinco vezes para realizar cirurgias relacionadas ao incidente, desde que foi atingido por facada em Juiz de Fora (MG) durante sua campanha eleitoral em 2018.
Em nota, a Secretaria de Comunicações da Presidência (Secom) disse qie o presidente passa bem. Bolsonaro já tinha enfrentado esse mesmo quadro há seis meses atrás.
A obstrução intestinal é um bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino.
Último boletim médico
São Paulo, 03 de janeiro de 2022 – O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.
No momento, sem previsão de alta.
Direção médica responsável:
Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Cardiologista do presidente
Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star
Dr. Pedro Loretti – Diretor geral do Hospital Vila Nova Star
– Comecei a passar mal após o almoço de domingo.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 3, 2022
– Cheguei ao hospital às 03h00 de hoje.
– Me colocaram sonda nasogástrica.
– Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal. pic.twitter.com/NPgv6HwoHj