Costões de Balneário Camboriú tem mais de 200 quilos de lixo retirados

A remoção do lixo foi feita em três costões da cidade de Balneário Camboriú

Costões de Balneário Camboriú tem mais de 200 quilos de lixo retirados
Faixa de areia de Balneário Camboriú, SC (Créditos: Gerald Matzka/ Getty Images)

A prefeitura de Balneário Camboriú, SC, divulgou nesta segunda-feira (7) a limpeza de 223,45 quilos de lixo removidos em três pontos dos costões da praia. De acordo com o portal G1, o trabalho deve permanecer em outros locais da cidade catarinense.

Publicidade

Dentre os materiais removidos das praias estavam pneus, bitucas de cigarro, isopor. Grande parte do lixo removido demora anos para entrar em estado de decomposição, o que é extremamente prejudicial para o meio ambiente. Segundo a Vigilância Sanitária do estado de Santa Catarina, a maior parte dos resíduos sólidos são gerados pela atividade humana.

Os locais mais recentes em que a remoção do lixo foi feita foram na Praia Central, na Praia das Laranjeiras e no conto Norte da Praia do Estaleirinho. Nesses costões, 131,5 quilos do lixo estavam submersos, sendo a maior parte encontrada.

Os responsáveis pela limpeza dos locais foram uma equipe do Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar, que faz parte da Universidade do Vale do Itajaí. A contratação do serviço foi realizada através de um chamamento público feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Segundo a prefeitura da cidade, os resultados devem compor por uma pesquisa, que indicará o índice de ações de educação ambiental.

Praia Central

No fim do ano de 2021, a Praia Central de Balneário Camboriú passou por uma grande reforma em sua faixa de areia. De 25 metros, a extensão passou a ter 70 metros, em média, de acordo com a prefeitura.

Publicidade

Um dos principais motivos para a reforma foi a intenção de sediar eventos e atrair mais turistas até o local. Coincidentemente, a Praia Central estava entre as que mais possuía resíduos removidos pelo Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar.

Publicidade