Festa da Francofonia tem atividades em oito estados e DF

O dia 20 de março foi estabelecido como o Dia Internacional da Francofonia. Estima-se que 300 milhões de pessoas no mundo, distribuídas pelos cinco continentes, falam francês

Neste mês de março, diversas atividades culturais gratuitas, em oito estados e no Distrito Federal, vão celebrar a língua francesa. A programação é elaborada pelos consulados e instituições representantes da França, Bélgica, Suíça, Canadá, Québec e Líbano. Shows, oficinas, mostras de cinema e debates fazem parte da 13ª Festa da Francofonia.

Publicidade

Em São Paulo, o evento teve início em 11 de março com a primeira apresentação da turnê, que inclui também o Rio de Janeiro, da banda pop suíça Stevans. Amanhã (16), em um encontro online, ocorre o Encontro Franmobe, francês para mobilidade acadêmica. Trata-se de um curso que acompanha estudantes que queiram construir um projeto de transferência para uma universidade francesa ou francófona.

De 22 a 24 de março, tendo em vista que este também é o mês da mulher, diversos debates vão abordar aquelas que lutaram “por um ideal ou para se poderem expressar, plácidas ou combativas e que deixaram sua marca na história do Brasil ou de outros países francófonos”. Olympe de Gouges, Anita Garibaldi e pintoras impressionistas são algumas das homenageadas. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário.

No dia 23 de março, às 16h30, haverá o lançamento do dossiê especial “Choix Goncourt Brésil”, que será publicado na revista Caleidoscópio e reunirá produções de estudantes e professores de universidades brasileiras sobre a leitura em língua francesa.

Além de São Paulo, também há programação em Brasília e mais oito estados: Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco. Os detalhes estão disponíveis no site do evento francofoniabrasil.org.

Publicidade

O dia 20 de março foi estabelecido como o Dia Internacional da Francofonia. Estima-se que 300 milhões de pessoas no mundo, distribuídas pelos cinco continentes, falam francês. A francofonia é justamente a partilha dessa língua comum. A Organização Internacional da Francofonia (OIF) reúne 84 países-membros e observadores para, além da promoção do francês, implementar cooperação política, educacional, econômica e cultural.

(Agência Brasil)

Publicidade