Os comandantes das Forças Armadas escreveram uma nota conjunta defendendo a garantia de manifestações pacíficas e condenando “eventuais excessos cometidos em manifestações” que contestam o resultado das eleições no Brasil. O documento foi divulgado nesta sexta-feira (11).
A nota foi assinada pelo almirante Almir Garnier Santos (Marinha), pelo general Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e pelo tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica).
“São condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade”, diz um trecho da publicação.
Mais adiante, os comandantes das Forças Armadas afirmam na nota que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica trabalham pela “construção da verdadeira Democracia” com o “culto à tolerância, à ordem e à paz social”:
“Assim, temos primado pela Legalidade, Legitimidade e Estabilidade, transmitindo a nossos subordinados serenidade, confiança na cadeia de comando, coesão e patriotismo. O foco continuará a ser mantido no incansável cumprimento das nobres missões de Soldados Brasileiros, tendo como pilares de nossas convicções a Fé no Brasil e em seu pacífico e admirável Povo.”
NOTA À IMPRENSA
Às Instituições e ao Povo Brasileiro
Acesse:https://t.co/IzBx1BQcds#BraçoForte#MãoAmiga pic.twitter.com/SKZzXoaW6X
— Exército Brasileiro 🇧🇷 (@exercitooficial) November 11, 2022