O Governo Federal lançou nesta quarta-feira (7) o projeto piloto do Defesa Civil Alerta, um sistema de envio de avisos para celulares em locais com risco de desastres naturais. Inspirado em tecnologias dos Estados Unidos e do Japão, o sistema não exige cadastramento prévio dos cidadãos.
📣 Conheça o Defesa Civil Alerta!
🚨 Com os eventos climáticos cada vez mais intensos, o @govbr lança o Defesa Civil Alerta. Essa nova ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas sonoros, até mesmo em modo silencioso, informando sobre iminência de… pic.twitter.com/Qgw9MS2JiL
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) August 7, 2024
A fase inicial do projeto abrange 11 municípios: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
No próximo sábado (10), será disparada a primeira mensagem teste para os 11 municípios escolhidos. Essa mensagem simulará a mobilização da defesa civil na região, permitindo ajustes necessários antes da expansão.
A partir de setembro de 2024, após as adaptações identificadas nos testes iniciais, o projeto será expandido gradativamente para todo o Brasil. Essa expansão foi cuidadosamente planejada pelos Ministérios de Integração e Desenvolvimento Regional e de Comunicações, em conjunto com a Anatel e as quatro grandes operadoras de telefonia.
Como funciona o sistema de alerta?
A tecnologia por trás do Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir avisos de risco com base na localização do aparelho. Portanto, até mesmo visitantes ou estrangeiros presentes em áreas de risco receberão as mensagens de alerta.
Quais são os benefícios do Defesa Civil Alerta?
De acordo com o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góez, o sistema foi pensado tendo em vista o “gigante desafio apresentado pela intensidade e frequência dos eventos de desastres naturais” nos últimos anos no Brasil.
Já o ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, destacou a importância de desenvolver uma cultura de prevenção e preparo em casos de desastres naturais. “Acho que o trabalho que tem sido feito é um trabalho de alterar essa cultura e trabalhar na prevenção”, afirmou Pimenta.
Entre os desastres naturais incluídos nos avisos do Defesa Civil Alerta, estão alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.
Siga a gente no Google Notícias